Evanildo Bechara: o percurso dos estudos gramaticais e suas perspectivas

Autores

  • Nancy dos Santos Casagrande Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2021nEsp.499

Palavras-chave:

Gramática, Ensino, Língua Portuguesa.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a importância dos estudos gramaticais desde a década de 1970, século XX, até a década de 2010, século XXI, por meio de textos publicados pelo emérito Prof. Dr. Evanildo Bechara, filólogo, gramático e linguista de primeira ordem. Nosso enfoque será o final da década de 1970, com o lançamento do livro “Ensino de Gramática. Opressão? Liberdade?”, no qual expôs uma intrigante reflexão sobre o estado do ensino de Língua Portuguesa no Brasil, mais especificamente, sobre o ensino de gramática.

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Biografia do Autor

Nancy dos Santos Casagrande, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Nancy dos Santos Casagrande é professora associada do departamento de Ciências da Linguagem, núcleo de Português da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É mestre e doutora em Língua Portuguesa pela mesma universiade. Tem pós-doutorado em Formação de Professores pela Universidade do Porto - Portugal. É membro da equipe diretiva do Colégio São Domingos desde junho de 2018. Tornou-se professora colaboradora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP, em 2019. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: historiografia linguística, gramática portuguesa, política linguística discurso e linguagem jurídica.

Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM

Neusa Barbosa Bastos é pós-doutora pela Universidade do Porto/Portugal. Concluiu o doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1987. Atualmente, é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É consultora "ad hoc" da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. É coordenadora do IP-PUC/SP - Instituto de Pesquisas Linguísticas "Sedes Sapientiae" para Estudos de Português e do NEL/UPM - Núcleo de Estudos Lusófonos da UPM. Possui livros, capítulos de livros publicados e artigos em sua área de especialidade, com ênfase em Historiografia Linguística e Discurso. Em suas atividades profissionais, interagiu com vários colaboradores em coautorias de trabalhos científicos.

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Publicado

06.06.2021