Método de ensino de gramática em Portugal nos séculos XVII e XVIII: de Roboredo a Verney

Autores

  • Marli Quadros Leite Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2021nEsp.496

Palavras-chave:

Método de ensino de língua, séc. XVII-XVIII, Língua portuguesa, Amaro de Roboredo, Luis António Verney.

Resumo

Neste artigo, analiso aspectos do método de ensino de gramática em Portugal, por meio de corpus formado pelos prefácios das obras Verdadeira grammatica latina (1615) e Methodo grammatical para todas as linguas (1619) de Amaro de Roboredo (~1580-165?) e Verdadeiro método de estudar, cartas 1, 2 e 16, de Luis António Verney (1713-1792), com o intuito de revelar como esses autores viam, de modo crítico, a situação do ensino de gramática (latim) em Portugal de então. O apagamento, por mais de cem anos, do discurso de Roboredo, que foi elaborado consoante princípios da mais moderna filosofia educacional de sua época (cf. Erasmo de Rotterdã, Thomas More e Juan Luis Vives), deixa evidente a dificuldade política de mudar a metodologia jesuítica de ensino, vigente há quase um século. A retomada, por Luis António Verney, de princípios metodológicos já difundidos em Portugal por Roboredo, mais de cem anos antes, corrobora a coerência de suas ideias linguístico-didáticas e foi relevante para a superação do método jesuítico. A pesquisa foi desenvolvida com base nos princípios teóricos da História das Ideias Linguísticas (Auroux 1992, 1989, 2007; Colombat; Fournier; Puech 2017), especialmente na categoria horizonte de retrospecção, de níveis amplo e específico (cf. Leite e Siqueira, 2021).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marli Quadros Leite, Universidade de São Paulo (USP)

Marli Quadros Leite é professora titular da Universidade de São Paulo e pesquisadora da Biblioteca Guita e Mindlin e da UMR7597 Laboratoire d’Histoire des Théories Linguistiques (HTL). Bolsista de Produtividade e Pesquisa do CNPq, tem doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1996) e pós-doutorado pela University of Pennsylvania (EUA) e pela Université de Paris VII - Diderot. É coordenadora de dois acordos de cooperação internacional da USP com: (i) a Université de Paris VII; (ii) Universidade de Trás-os-Montes-Alto-Douro (UTAD). É autora de livros, capítulos e artigos que versam sobre temas científicos e didáticos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando, principalmente, nos seguintes temas: historiografia linguística, norma e uso linguísticos, oralidade e escrita.

Referências

ROBOREDO, Amaro (1619). Methodo grammatical para todas as linguas. Ed. facsimilada. Lisboa : Pedro Craesbeeck. Estudo introdutório de Marina Kossarik. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa-da-Moeda, 2002.

ROBOREDO, Amaro (1615). Verdadeira grammatica latina, para bem saber em breve tempo, scritta na lingua portuguesa com exemplos na latina. Edição facsimilada com estudo introdutório de Gonçalo Fernandes; Rogelio Ponce de León e Carlos Assunção. Vila Real : Centro de Estudos em Letras, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Colecção Linguística, 2, 2007.

VERNEY, Luis António [Barbadinho]. Verdadeiro metodo de estudar, para ser util à República, e à Igreja: proporcionado ao estilo, e necessidade de Portugal.Valensa: Oficina António de Balle, 1746, t1.

VERNEY, Luis António [Barbadinho]. Verdadeiro metodo de estudar, para ser util à República, e à Igreja: proporcionado ao estilo, e necessidade de Portugal. Valensa: Oficina António de Balle, 1746, t2.

VERNEY, Luís António. Verdadeiro metodo de estudar : para ser util à Republica, e à Igreja : proporcionado ao estilo, e necesidade de Portugal. / Exposto em varias cartas, escritas polo[sic] R. P. * * * Barbadinho da Congregasam de Italia, ao R. P. * * * Doutor na Universidade de Coimbra ; Tomo primeiro [-segundo]. - Valensa [Nápoles] : na oficina de António Balle [Genaro e Vicenzo Muzio], 1746. - 2 vol

https://purl.pt/118/4/sc-53281-v/sc-53281-v_item4/sc-53281-v_PDF/sc-53281-v_PDF_24-C-R0150/sc-53281-v_0000_capa-capa_t24-C-R0150.pdf

ASSUNÇÃO, Carlos. Ideias linguísticas e didáticas de Amaro de Roboredo. Texto inédito, apresentado em conferência

ASSUNÇÃO, Carlos; FERNANDES, Gonçalo (2007). Amaro de Roboredo, gramático e pedagogo português seiscentista, pioneiro da didáctica de línguas e nos estudos linguísticos. In: ROBOREDO, Amaro (1619). Methodo grammatical para todas as linguas. Ed. facsimilada. Lisboa: Pedro Craesbeeck. Vila Real : Centro de Estudos em Letras, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Colecção Linguística, 3, 2007.

AUROUX, Sylvain. Histoire des sciences et entropie des systèmes scientifiques. Les horizons de retrospection. In: SCHIMITTER, P. (éd.). Gescjichte der Sprachttheorie 1: Zur Theorie und Methode der Geschichtsschreibung der Linguistik. Tübingen: Gunter Narr 1987. p. 20-42 (1ère parution en 1986 dans Archives et Documents de la SHESL, 7, 1-26).

______.. Histoire des idées linguistiques. La naissance des métalangages en Orient et en Occident. Liège: Mardaga, 1989, v.1.

______.. Histoire des idées linguistiques. Le développement de la grammaire occidentale. Liège: Mardaga, 1992, v.2

______.. La raison, le langage et le normes. Paris: PUF, 1998.

______.. Les modes d’historicization. Histoire Épistémologie Langage, 28 (1), 2006. Histoire des idées linguistiques et horizons de rétrospection. p. 105-116

______.. La question de l’origine des langues, suivie de L’historicité des sciences. Paris: PUF, 2007.

______.A revolução tecnológica da gramatização. Trad. Eni P. Orlandi. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

______.. Os modos de historicização. Tradução Jacqueline Léon e Marli Quadros Leite. Todas as Letras – Revista de Língua e Literatura, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 1-XX, jan./abr. 2021.

BOUARD, Bérengère. L’émergence de la notion de “complément” est-elle une invention ou une innovation ? Paris: Premier Congrès Mondial de Linguistique Française (CMLF), Histoire, épistémologie, réflexivité, p. 899-916, jul. 2008. Disponível em :

https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-01117970

CALAFATE, Pedro, (dir.) História do Pensamento Filosófico Português. Lisboa: Editorial Caminho, 1999-2004

CARDOSO, Luís Miguel Oliveira de Barros. Luís António Verney e o Verdadeiro Método de estudar. Um pensamento inovador entre Portugal e a Europa. Millenium, 2004. Acessado. em 17/04/2010 em http://www.ipv.pt/millenium/miguel11.htm (8 of 9) [17/4/2010 10:02:08]

CARDOSO, Simão (1995). A gramática latina no séc. XVI. As “Partes orationes” na gramática do Pe. Manuel Álvares (1572) e na Minerva de Sanctius (1587). Revista da Faculdade de Letras ‘Línguas e Literaturas’. Porto, XII, p. 159-172.

COLOMBAT, Bernard. La grammaire latine en France à la Renaissance et à l’Âge classique. Théories et pédagogie. Grenoble : ELLUG, 1999.

COLOMBAT, Bernard; FOURNIER, Jean-Marie.; PUECH, Christian. Uma história das ideias linguísticas. Trad. do francês por Marli Quadros Leite e Jacqueline Léon. São Paulo: Contexto, 2017.

COMPAYRE, Gabriel. Histoire critique des doctrines de l'éducation en France depuis le seizième siècle. 7ed. Paris : Hachette, 1904, t.1. Disponible sur BNF / Gallica.

______.. Histoire critique des doctrines de l'éducation en France depuis le seizième siècle. 7ed. Paris: Hachette, 1904, t.2. Disponible sur BNF / Gallica.

FERNANDES, Gonçalo; PONCE DE LEÓN, Rogelio; ASSUNÇÃO, Carlos. Estudo introdutório. In: _______. Pedro Sánchez – A Arte de grammatica pera em breve saber latim. Vila Real: Centro de Estudos em Letras, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2008.

FERNANDES, Gonçalo. A Arte para en breve saber Latin (Salamanca 1595) de Francisco Sánchez de las Brozas e a Arte de Grammatica, pera em breve saber Latim (Lisboa 1610) de Pedro Sánchez. s.l.; s.d. https://doi.org/10.1515/9783110300017.549

FOURNIER, Jean-Marie. Histoire des théories du temps dans les grammaires françaises. Lyon: ENS Éditions, 2013.. DOI : https://doi.org/10.4000/books.enseditions.4724.

______. Un meta-terme dans le réseau terminologique de la complémentation: déterminer et ses dérivés aux xvie et xviie siècles. Travaux de linguistique, n. 68 – vol. 1, p. 9-25, 2014.

FRANCA, Leonel. O método pedagógico dos jesuítas: o “Ratio Studiorum”: Introdução e Tradução. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1952.

LEITE, Marli Quadros. Considerações sobre uso e Norma na Gramática Portuguesa – o Methodo Grammatical para todas as Linguas (1619), de Amaro de Roboredo. Filologia e Linguística Portuguesa. n. 13(2), p. 337-368, 2011

______. Metalinguagem e discurso: a configuração do purismo brasileiro. São Paulo: Humanitas, 1999.

______. O nascimento da gramática portuguesa: uso e norma. São Paulo: Humanitas | Paulistana, 2007.

______.; SIQUEIRA, Cínthia Cardoso. Ianuna linguarum: de Roboredo a Comenius. 2021, inédito.

NISARD, Désiré. Etudes sur la Renaissance: Renaissance et réforme: Erasme, Thomas Morus, Mélanchton. 2ed. Paris: Michel Lévy, 1864. [Ressource électronique, 2002]. Disponible sur BNF / Gallica.

PONCE DE LEON, Rogélio Ponce de Léon. Revista da Faculdade de Letras ‘Línguas e Literaturas’. Porto, XVIII, 2001, p. 317-338. Acessado em 17/04/2010 em www.ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/

______ Amaro de ROBOREDO, Methodo Grammatical para todas as Linguas (edição de Marina A. Kossarik; Col. Filologia portuguesa), Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2002, 63, [283] pp. Umaniores Litterae. Cultura e Literatura nos séculos XV-XVIII. Instituto de Estudos Ibéricos Faculdade de Letras da Universidade do Porto, n.º 1, 2004.

______ In grammaticos: En torno a las ideas lingüísticas de Francisco Martins († 1596). Península. Revista de Estudos Ibéricos, n. 1, p. 215-234,| 2004

______ Fuentes españolas en la primera gramática latina de Amaro de Roboredo. Gramma-Temas 3: España y Portugal en la tradición gramatical, p. 239-265, 2008.

______. El Àlvarez en vernaculo: las exegesis de los de “Institutione grammatica libri tres” en Portugal durante el siglo XVII. Revista da Faculdade de Letras ‘Línguas e Literaturas’. Porto, XVIII, 2001, p. 317-338.

______ In grammaticos: En torno a las ideas lingüísticas de Francisco Martins († 1596). Península. Revista de Estudos Ibéricos, n. 1, 2004, p. 215-234.

ROSA, Maria Carlota. Amaro de Roboredo. Methodo grammatical para todas as linguas. Recent editions. Historiographia Linguistica, Volume 35, n. 3, jan 2008, p. 457 – 460.

ÁLVARES, Manuel. De institutione grammatica libri tres (1572). Lisboa: João de Barreira, 1572.

ARGOTE, Jeronymo Contador de Regras da Língua Portuguesa, espelho da Língua Latina... Lisboa: Officina da Musica, 1725.

ARNAULD, Antoine; LANCELOT, Claude. Grammaire générale et raisonnée et raisonée. Commentaire de M. Duclos. Paris : Prault, 1754.

CASIMIRO, João Joaquim. Methodo grammatical resumido da lingua portugueza.Porto: Officina de António Alvarez Ribeiro, 1792.

LOBATO, António José dos Reis. A Arte da Gramática Portuguesa. Lisboa: Regia Officina Typografica, 1770.

MARTINS, António Coimbra. Verney, Luís António, (s.v.). In: SERRÃO, Joel, dir. Dicionário da História de Portugal. Lisboa, Iniciativas Editoriais, v. 4, 1967.

SANCHEZ de las Brozas, Francisco. Minerva ou de la propriedad de la lingua latina [1587]. Introducción y traducción por Fernando Riveras Cárdenas. Madrid: Cáthedra, 1976.

ROBOREDO, Amaro. Porta de linguas ou ... Lisboa: Pedro Craesbeck, 1623.

SERRÃO, Joel (Org.). Dicionário da História de Portugal. Lisboa, Iniciativas Editoriais, 4 vols., 1963-1967; vol. 4, p. 279.

SOUSA, Manuel Dias de. Gramatica portugueza ... Coimbra: Real Imprensa da Universidade, 1804.

SOUZA, Paulino. Grammaire portugaise raisonée et simplifiée. Paris: Garnier et Frères, 1870.

Downloads

Publicado

06.06.2021