Ethos e pathos - a mise en scène em capa da IstoÉ a serviço do espetacular

Autores

  • Ilana da Silva Rebello Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2021n61.458

Palavras-chave:

Semiolinguística, Ethos, Pathos, Capa de revista.

Resumo

Este trabalho, tendo como escopo teórico principal a Semiolinguística de Análise do Discurso, do pesquisador Patrick Charaudeau, analisa uma capa da revista IstoÉ, a fim de verificar a construção que o Eu-comunicante faz da pessoa política semiotizada, a partir da combinação entre textos verbal e não verbal. A capa analisada é a do dia 30 de agosto de 2019, que associa o presidente Bolsonaro a um antigo imperador de Roma, o Nero. Objetiva-se identificar a construção que o Eu-comunicante faz da pessoa política semiotizada na capa. Com isso, verifica-se se a revista reforça ou refuta a imagem (ethos) normalmente construída pelo político retratado. Além disso, para fazer com que o interlocutor não apenas seja leitor de banca, mas que, efetivamente, compre a revista, a IstoÉ, dentre várias estratégias, pode apelar para o estado emocional (efeitos de pathos), valendo-se de três atitudes – a polêmica, a sedução e a dramatização. Nesse sentido, pelo viés da Análise do Discurso, pretende-se analisar a emoção a partir dos efeitos visados pela instância de comunicação. A análise inicial revela que não há isenção ao transformar o acontecimento bruto em acontecimento semiotizado e, por isso, já interpretado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilana da Silva Rebello, Universidade Federal Fluminense

Doutora (2009) em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professora Associada 40h DE, de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense. Está vinculada à linha de pesquisa Teorias do texto, do Discurso e da Tradução do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Coordena o Projeto de Iniciação à Docência, vinculado ao Instituto de Letras/UFF e é coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa UFF (Quadriênio 2019-2022). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: semiolinguística, mídia, leitura, interpretação e escrita.

Referências

ADAM, Jean-Michel. Imagens de si e esquematização do orador: Pétain e De Gaulle em junho de 1940. In: AMOSSY, Ruth. Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2014, p. 93-117.

AMOSSY, Ruth. Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2014.

ARISTÓTELES. Retórica. São Paulo: Rideel, 2007.

CHARAUDEAU, Patrick. A patemização na televisão como estratégia de autenticidade. In: MENDES, Emília; MACHADO, Ida Lúcia. (Orgs.) As emoções no discurso. Vol. 2. São Paulo: Mercado Letras, 2010, p. 23-56.

______. Identidade social e identidade discursiva, o fundamento da competência comunicacional. In: PIETROLUONGO, Márcia (Org.). O trabalho da tradução. Rio de Janeiro: Contracapa, 2009, p. 309-326. Disponível em <http://www.patrick-charaudeau.com/Identidade-social-e-identidade.html>.

______. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2008.

______. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. In: PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino; GAVAZZI, Sigrid. (Orgs.) Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007a, p. 11-29.

______. Pathos e discurso político. In: MACHADO, Ida Lúcia; MENEZES, Willim; MENDES, Emília. (Orgs.) As emoções no discurso. Vol. 1. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007b, p. 240-251.

______. Discurso das mídias. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006a.

______. Discurso Político: São Paulo: Contexto, 2006b.

______. Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual. In: MACHADO, Ida Lucia Machado; MELLO, Renato de. (Orgs.) Gêneros reflexões em análise do discurso. Belo Horizonte, Nad/Fale-UFMG, 2004, p. 13-42. Disponível em<http://www.patrick-charaudeau.com/Visadas-discursivas-generos.html>.

______. Une analyse sémiolinguistique du discours. In: Revue Langages 117. Paris: Larousse, Mars, 1995, p. 97-111.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 26. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012.

GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação: a construção biofísica, linguística e cultural da simbologia das cores. 3. ed. São Paulo: Annablume, 2004.

JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: ______. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: Eduerj, 2002, p.17-44.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Trad. Marina Appenzeller. 14. ed. São Paulo: Papirus, 2012.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise do discurso. Trad. Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

SANTAELLA, Lúcia. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

SCALZO, Marília. Jornalismo de revista. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

Downloads

Publicado

05.09.2021

Edição

Seção

Artigos