210 anos de educação jesuítica: o ensino de línguas na babel brasílica

Autores

  • Leonor Lopes Fávero Universidade de São Paulo (USP) / Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Thiago Zilio Passerini Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2021nEsp.447

Palavras-chave:

Educação jesuítica, ensino de línguas, História das Ideias Linguísticas, educação missionária.

Resumo

Os duzentos anos do trabalho pedagógico dos jesuítas deixaram marcas indeléveis na história da educação brasileira. Dentre as inúmeras ações dos religiosos que chegaram com a missão de catequizar e instruir o gentio, estavam as de caráter linguístico, atendendo às necessidades da metrópole e da colônia que aqui se desenvolvia. O presente artigo, de cunho teórico e analítico, vale-se dos princípios da História das Ideias Linguísticas (AUROUX, 2014 [1992]; FÁVERO; MOLINA, 2006; COLOMBAT; FOURNIER; PUECH, 2017 [2010]) a fim de traçar um panorama das ações dos jesuítas concernentes ao ensino de línguas no Brasil. Para tanto, consideraram-se as seguintes obras: a Cartinha, de João de Barros (1539); a Arte de Gramática da lingoa mais usada na costa do Brasil, do Padre José de Anchieta (1595); e a Arte de Grammatica da Lingua Brasilica, do Padre Luís Figueira (1687 [1620]). O estudo demonstrou que a ação dos religiosos se concentrou principalmente no ensino do português, da língua brasílica e do latim, cujo enfoque variou ao longo dos séculos, visando à manutenção dos stati da Colônia, definidos pelos moldes da sociedade portuguesa da época.

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Biografia do Autor

Leonor Lopes Fávero, Universidade de São Paulo (USP) / Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Leonor Lopes Fávero é professora titular de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) e titular de Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC/ SP). Fez doutorado na PUC/SP, livre-docência na USP e pós-doutorado na Universidade de Paris VII, sob supervisão de Sylvain Auroux. Pesquisadora do CNPq, tem experiência na área de Linguística com ênfase em Teoria e Análise Linguística. Autora de diversos livros: As concepções linguísticas no século XVIII – a gramática portuguesa , Coesão e coerência textuais e em coautoria: As concepções linguísticas no século XIX – a gramática no Brasil, As concepções linguísticas no Brasil no século XIX e início do XX – Gramáticas da infância, Linguística textual - introdução, Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna, além de inúmeros capítulos de livros e artigos publicados em periódicos no Brasil e no exterior.

Thiago Zilio Passerini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Thiago Zilio Passerini é doutor ando em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ex-bolsista do governo grego no Institute for Balkan Studies (IMXA), em Tessalônica, e na University of Crete, em Creta. Membro do GPEduLing (Grupo de Pesquisa em Educação Linguística), do GPeHLP (Grupo de Pesquisa em Historiografia da Língua Portuguesa) e do GPHIL (Grupo de Pesquisa em História das Ideias Linguísticas e Identidade Nacional), todos da PUC-SP. Professor de Língua Portuguesa, Gramática, Literatura e Produção Textual na rede particular de ensino em São Paulo desde 2007. Professor de Língua e Cultura Gregas do extinto Instituto Educacional Ateniense, de 2009 a 2013.

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Publicado

06.06.2021