A polêmica e o ethos discursivo sob uma perspectiva linguístico-discursiva

Autores

  • Eduardo Paré Glück Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Sabrina Vier Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2021n61.423

Palavras-chave:

Polêmica Discursiva. Ethos Discursivo. Mídia Digital.

Resumo

A polêmica está presente em debates e discussões na Internet, especialmente quando a questão é política. Compreender como um texto de cunho político-social envolvendo um tópico polêmico e de destaque é desenvolvido se faz mister nos dias atuais. Assim, objetivou-se verificar a natureza polêmica e o ethos discursivo do enunciador de um artigo de opinião publicado na Folha de São Paulo. Maingueneau (2002; 2008), para tratar do ethos discursivo, e Amossy (2008; 2017a), a fim de verificar as marcas da polêmica discursiva, são os referenciais basilares. Os resultados evidenciam um texto de natureza polêmica que carrega um ethos discursivo que se releva enunciativamente por meio da ironia, da negação e do manejo do outro. Conclui-se que, embora a Folha de São Paulo se caracterize como um jornal apartidário, é possível revelar o ethos discursivo do enunciador, bem como a natureza polêmica, a partir de marcas linguístico-discursivas contidas no texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Paré Glück, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e mestre em Linguística Aplicada pela mesma instituição.

Sabrina Vier, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e coordenadora do Curso de Letras - Português-Licenciatura EaD da mesma instituição.

Referências

ARISTÓTELES. Política. Tradução de Antonio Campelo Amaral e Carlos de Carvalho Gomes. Lisboa: Editora Vega, 1998.

AMOSSY R. L’argumentation dans le discours. Paris: Armand Colin, 2006.

_____. Apologia da Polêmica. São Paulo: Contexto, 2008.

_____. Por uma análise discursiva e argumentativa da polêmica. Trad. Angela Maria da Silva Corrêa. Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, Ilhéus, n. 13, p. 227-244, jan/jun. 2017a.

_____. Apologia da polêmica. São Paulo: Contexto, 2017b.

BARONAS, Roberto Leiser; COSTA, Julia Lourenço. De Maingueneau a Amossy: notas de leitura em torno da noção de polêmica. Polifonia, Cuiabá-MT, v. 26, n.43, 2019.

CABRAL, Ana Lúcia Tinoco; LIMA, Nelci Vieira de. Argumentação e Polêmica nas Redes Sociais: o Papel de Violência Verbal. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 42, n. 73, jan./abril 2017 p. 86-97.

DUVIVIER, Gregorio. Supérfluo e indispensável. Folha de São Paulo. 28 mai. 2018. Disponível em:

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/gregorioduvivier/2018/05/superfluo-e-indispensavel.shtml?loggedpaywall#_=. Acesso em: 10 jul. 2018.

FOLHA DE SÃO PAULO. Conheça o grupo Folha. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/institucional/. Acesso em: 2 mai. 2020.

GONÇALVES, Luis Cláudio Aguiar et al. Ethos e interincompreensão na polêmica político-partidária. Disponível em:

http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ABRALIN_2009/PDF/Luis%20Cl%C3%A1udio%20Aguiar%20Gon%C3%A7alves%20-%20ok.pdf. Acesso em: 08 out. 2018.

KOMESU, F. “Num sabi neim iscreve i fik disfarssandu”: a polêmica como interincompreensão em comentários sobre “internetês”. In: POSSENTI, Sírio; BARONAS, Roberto Leiser (org.). Contribuições de Dominique Maingueneau para a análise do discurso do Brasil. São Paulo: Pedro e João Editores, 2008.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. 2. ed. São Paulo: Cortex, 2002.

______. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana (orgs.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008, p.11-29.

MICHELI, R. Les theories modernes de l’argumentation face aux émotions. In: MICHELI, R. L’émotion argumentée. L’aboloition de la peine de mort dans le débat parlamentaire français. Paris: Cerf, 2010.

PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA L. Tratado da argumentação: a nova retórica. Tradução de Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

Downloads

Publicado

05.09.2021

Edição

Seção

Artigos