O modo de organização enunciativo no gênero artigo de opinião

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i60.416

Palavras-chave:

Modo enunciativo, Artigo de opinião, Efeitos de sentido.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar como o modo de organização enunciativo se apresenta no artigo de opinião A metamorfose de W., escrito pelo articulista do jornal Folha de S.Paulo, Sérgio Rodrigues, publicado em 09 de maio de 2019. Com base no arcabouço teórico-metodológico da Teoria Semiolinguística do Discurso, de Patrick Charaudeau, propomos uma análise textual-discursiva, observando as categorias linguísticas da enunciação e os procedimentos de encenação discursiva, relacionando-os aos efeitos de sentido produzidos no texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Lino Pauliukonis, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

é professora titular de Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da UFRJ, mestre em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós- doutorado em Análise do Discurso pela Universidade Paris 13, sob a supervisão de Patrick Charaudeau. Desenvolve pesquisas e tem publicações em Semântica lexical, Linguística do Texto e Análise do Discurso de base comunicacional. Coordena o Laboratório de pesquisa CIAD- Rio (Círculo Interdisciplinar de Análise do discurso). É Líder do Grupo de Pesquisa em Análise do Discurso certificado pelo CNPq.

Maria Cristina Vieira Bastos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

É mestre em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela UFRJ. Membro do Grupo de Pesquisa em Linguística de Texto GPLINT-UFRJ. Atua como servidora técnico-administrativa na UFRJ desde 1990. Atualmente, é educadora de Redação no projeto de extensão "Pré-Vestibular Popular Educação para o Desenvolvimento Social", desenvolvido pelo Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social-NIDES-CT/UFRJ em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão/PR-5 da UFRJ.

Referências

BOFF, O. M. B.; KÖCHE, V. S.; MARINELLO, A. F. O gênero textual artigo de opinião: um meio de interação. ReVEL, v. 7, n. 13, p. 1-12, ago. 2009. Disponível em:

<http://www.revel.inf.br/files/artigos/revel_13_o_genero_textual_artigo_de_opiniao.pdf>. Acesso em 20 out. 2017.

BRAIT, B. Ironia em perspectiva polifônica. São Paulo: Ed. da Unicamp, 2009.

CHARAUDEAU, P. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. In: PAULIUKONIS, M. A. L. & GAVAZZI, S. (Orgs.) Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, p. 11- 30, 2007,

______. Linguagem e Discurso: modos de organização. Tradução e adaptação de CORRÊA et alii. São Paulo: Contexto, 2008.

_______ & MAINGUENEAU, D. Dicionário de análise do discurso. Coordenação da tradução Fabiana Komesu. São Paulo: Contexto, 2004.

CORTEZ, S. L.; KOCH, I. G. V. A construção do ponto de vista por meio de formas referenciais. In: CAVALCANTE, M. M.; LIMA, S. M. C. (Org.). Referenciação: teoria e prática. São Paulo: Cortez, p. 9-29, 2013.

LINS, M. P. da. A ironia na construção do processo de criação do humor: uma análise de atos de linguagem de confronto em tiras de Mafalda. In: SABERES Letras. Vitória, v. 6, n. 1, set./dez. p.68-84, 2008.

Machado, I.L. A narrativa de si e a ironia: um estudo de caso à luz da Análise do Discurso. IN: Cadernos Discursivos. Catalão. Go, v. 1, n.1, p.1-16, ago./dez. 2013.

RODRIGUES, R. H. Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem: a abordagem de Bakhtin. In: MEURER, J.L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2014 [2005], p. 152-183.

RODRIGUES, S. A metamorfose de W. Folha de S.Paulo. Rio de Janeiro, 9 mai. 2019. Caderno Cotidiano. Disponível em:<https://www1.folha.uol.com.br/colunas/sergio-rodrigues/2019/05/a-metamorfose-de-w.shtml>. Acesso em: 18 mai. 2019.

Downloads

Publicado

23.01.2021

Edição

Seção

Artigos