Metáforas no discurso acadêmico em economia e biologia: evidências sobre a natureza do domínio-fonte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i60.409

Palavras-chave:

metáfora, discurso acadêmico, Economia, Biologia, domínio-fonte.

Resumo

Este trabalho enfoca a ocorrência de metáforas em textos acadêmicos de Economia e Biologia. Com base na proposta cognitivista de que metáforas linguísticas refletem processos de pensamento (LAKOFF & JOHNSON, 1980), investigam-se metáforas mentais (primárias e analógicas), subjacentes às expressões metafóricas observadas em cada área. A análise evidencia semelhanças quanto à escolha de metáforas primárias e diferenças no que se refere às metáforas analógicas: o artigo de Economia privilegia metáforas analógicas partindo do domínio-fonte de Biologia (ECONOMIA É SER VIVO), enquanto o artigo de Biologia recorre ao domínio-fonte de Economia (BIOLOGIA REPRODUTIVA É ATIVIDADE ECONÔMICA). Os resultados trazem as seguintes contribuições teóricas: (i) contraposição à visão tradicional de que a objetividade de textos científicos exige linguagem literal; (ii) evidências de que o processo de metaforicidade atua em textos acadêmicos, em diferentes níveis hierárquicos; (iii) evidências sobre a natureza do domínio-fonte, demonstrando-se que tais domínios também podem ser abstratos, desde que sejam intersubjetivamente verificáveis.

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Biografia do Autor

Lilian Vieira Ferrari, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

É professora titular do Departamento de Linguística e Filologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística/UFRJ, Pesquisadora nível 1 do CNPq e líder do Laboratório de Pesquisas em Linguística Cognitiva (LINC) da UFRJ.

Gabriele Felippe Fu, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Tem bacharelado e licenciatura em Letras – Português e Inglês, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro do LINC-UFRJ, onde desenvolve pesquisas no âmbito do Projeto “Intersubjetividade, Figuratividade e Multimodalidade”, como bolsista CNPq/PIBIC.

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Publicado

03.12.2020

Edição

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Artigos