Estudo diatópico-diacrônico das formas tu e você em cartas pessoais novecentistas paulistas e baianas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i60.407

Palavras-chave:

Tu/você. Sistema pronominal do português brasileiro. Relações sociais.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o uso das formas de tratamento tu e você, na posição de sujeito pleno, em cartas pessoais paulistas e baianas produzidas ao longo do século XX, a fim de verificar se há diferenças entre os sistemas pronominais desses estados, levando em consideração os aspectos semântico-pragmáticos. Os documentos correspondentes ao estado de São Paulo, utilizados para esta análise, foram selecionados do acervo Cartas Familiares: em torno de Washington Luís - Edição semidiplomática de cartas particulares da 1ª metade do século XX (KEWITZ, 2016), um dos que compõe o corpus do PHPP – Projeto de História do Português Paulista II; e os documentos concernentes ao estado da Bahia foram levantados do conjunto Cartas do Acervo da Família Estrela Tuy (TUY BATISTA, a sair), que integra o Banco de Dados do projeto Vozes do Sertão em Dados: história, povos e formação do português brasileiro, do Núcleo de Estudos de Língua Portuguesa (NELP), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Os resultados evidenciaram, nas cartas paulistas e baianas, o uso majoritário de você em relações simétricas e assimétricas, mais e menos solidárias, e o emprego de tu pleno apenas em relações simétricas mais solidárias, nas cartas baianas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zenaide de Oliveira Novais Carneiro, Universidade Estadual de Feira de Santana

É mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Pós-doutorado em Linguística de Corpus na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2010). Atualmente é professor pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atua no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UEFS (PPGL) na linha Aquisição, variação e mudança linguísticas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ em Linguística.

Mariana Fagundes de Oliveira Lacerda, Universidade Estadual de Feira de Santana

É mestre (2005) e Doutora (2009) em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA, com estágio de doutoramento, financiado pela CAPES, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa/Centro Linguístico da Universidade de Lisboa. É coordenadora do Núcleo de Estudos de Língua Portuguesa (NELP), da Universidade Estadual de Feira de Santana. Possui experiência como docente na área de Letras, com ênfase na história da língua portuguesa, constituição de bancos eletrônicos, diversidade linguística, sintaxe, semântica, produção de texto e ensino de língua portuguesa. É professora titular da UEFS. Estágio de pós-doutoramento na Universidade do Estado da Bahia (UNEB)/Campus I - 2019.

Priscila Starline Estrela Tuy Batista, Universidade de São Paulo

É mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2017). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (FLP-USP). Integra a equipe de pesquisadores do Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (UEFS) e do projeto M.A.P. – Mulheres na América Portuguesa (USP).

Referências

ANDRADE, A.; CARNEIRO, Z. O. N.; LACERDA, M. F. O. Formas tratamentais em cartas baianas: sujeito e outras funções. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, n. 58 (2), p. 257-276, 2016.

BIDERMAN, M. T. C. Formas de Tratamento e Estruturas Sociais. Alfa. São Paulo: FFCL de Marília, 1972.

BROWN, R.; GILMAN, A. The pronouns of power and solidarity. In: SEBEOK, T. Style in Language. Cambridge-Mass: MIT Press, 1960.

CASTILHO, A. T. Nova Gramática do Português Brasileiro. 2 ed. (em preparo). São Paulo: Contexto, 2015.

KEWITZ, V. Cartas Familiares: em torno de Washington Luís - Edição semidiplomática de cartas particulares da 1ª metade do século XX. São Paulo, 2016. Disponível em < http://phpp.fflch.usp.br/corpus>. Acesso em: junho de 2018.

LABOV, W. Principles of Linguistic Change: internal factors. Oxford: Blackwell, 1994.

LOPES, C. R. dos S. Vossa mercê > você e Vuestra merced > usted: o percurso evolutivo ibérico. Alfa, São Paulo, v. 14, p. 173‑190, 2004.

LOPES, C. R. S.; MARCOTULIO, L. L.; RUMEU, M. C. S.; ANDRADE, A.; COELHO, I. L.; MARTINS, M. A.; LACERDA, M. O. F.; GOMES, V. S.; MONTE, V. M.; CARNEIRO, Z. O. N.; SOUZA, C. M. N.; BALSALOBRE, S.; SOUZA, J. P.; OLIVEIRA, T. L.; MOURA, K. K.; CRUZ, I.; CARDOSO, N. D. A reorganização do sistema pronominal de 2ª pessoa na história do português brasileiro: a posição de sujeito. In. CASTILHO, A. T.; LOPES, C. R. S. História do Português Brasileiro – Vol. IV- Mudança sintática das classes de palavra: perspectiva funcionalista. São Paulo: Contexto, 2018.

SANTOS, Elane Santos e; LACERDA, Mariana Fagundes de Oliveira; CARNEIRO, Zenaide de Oliveira Novais; "Cartas de Sisal (Bahia): Uma Análise Sociopragmática do Sistema de Tratamento", p. 167 -184. In: Língua e Sociedade: Diferentes Perspectivas, Fim Comum. São Paulo: Blucher, 2019.

SCHERRE, M. M. P.; YACOVENCO, L. P. A variação linguística e o papel dos fatores sociais: o gênero do falante em foco. Revista da ABRALIN, v. eletrônico, n. Especial, p. 121-146, 2011. Disponível em: < https://revistas.ufpr.br/abralin/article/view/32348>.

SCHERRE, M. M. P. et al. Usos dos pronomes “você” e “tu” no português brasileiro. In: II SIMELP, Universidade de Évora, 2009

TUY BATISTA, P. S. E. O uso de tu/você em cartas baianas pessoais do século XX em relações de simetria. 2017. 175p. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2017.

Downloads

Publicado

03.12.2020

Edição

Seção

Artigos