O campo lexical referente ao rural: processos metodológicos e construção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i60.383

Palavras-chave:

Semântica Estruturalista. Campos Lexicais. Análise Componencial. Rural.

Resumo

Este trabalho se insere no âmbito da Semântica Estruturalista, em especial em Coseriu (1981) e Geckeler (1976), e se propõe a apresentar o processo metodológico de elaboração de um campo lexical, isto é, o campo lexical referente ao rural. Para tanto, detalha e discute as etapas assumidas na pesquisa, tais como: a seleção das unidades lexicais em dicionários, a análise de suas definições, a identificação do arquilexema, das dimensões, do classema, dos semas adicionais e dos elementos nucleares. Ressalta ainda a importância do método analítico da análise componencial nesse tipo de estudo, além de demonstrar a pertinência do uso de obras lexicográficas e de estudos de outras áreas diferentes da Linguística para a delimitação dos elementos dos campos lexicais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thyago José da Cruz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

É doutor em Letras, mestre em Estudos de Linguagens, autor da obra "Os provérbios e a mulher" e desenvolve pesquisas no âmbito da Fraseologia, Fraseografia, da Semântica Estrutural e da Linguística Cognitiva. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Espanhola e Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: língua Portuguesa e sua prática de ensino, língua espanhola e sua prática de ensino e língua latina. Atualmente, exerce a função de professor na Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Referências

ABRAMOVAY, R. O futuro das regiões rurais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003. 149 p.

CRUZ, Thyago José da. Bases para a elaboração de um dicionário ideológico de locuções: uma proposta. 354 p. Tese (Doutorado em Letras). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, 2020.AZEVEDO, F. F. dos S. Dicionário analógico da língua portuguesa: idéias afins/ thesaurus. 2 ed. atualizada e revista. Rio de Janeiro: Lexicon, 2010.

BERNARDELLI, M. L. F. D. H. O caráter urbano das pequenas cidades da região de Catanduva-SP. In: SPOSITO, M. E. B.; WHITACKER, A. M. (eds.). Cidade e campo: relações e contradições entre urbano e rural. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

BIDERMAN, M. T. C. Análise de dois dicionários gerais do português brasileiro contemporâneo: o Aurélio e o Houaiss. In: ISQUERDO, Aparecida Negri; KRIEGER, Maria da Graça (Orgs.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. Campo Grande, MS: Ed. Da UFMS, 2004, p.185-200. V. II.

BIDERMAN, M. T. C. Aurélio: sinônimo de dicionário? ALFA: Revista de Linguística, v. 44, 2000.

CARVALHO, A. O.; CARVALHO, M. B. P. A semântica e a Classificação Decimal Universal. Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2. p. 91-102. 1975.

COSERIU, E. Principios de la semántica estructural. Madrid: Gredos, 1981.

ENDLICH, Â. M. Perspectivas sobre o urbano e o rural. In: SPOSITO, M. E. B. e WHITACKER, A. M. (Ed.). Cidade e Campo: relações e contradições entre urbano e rural. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

FERREIRA, A. B. H. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 5. ed. Rio de Janeiro: Positivo, 2010.

GECKELER, H. Semántica estructural y teoría del campo léxico. Trad. Marcos Martínez Hernández. Madrid: Gredos, 1976.

LEONEL, M. C. M. Faca e armas brancas: um campo lexical em Grande sertão: veredas. ALFA: Revista de Linguística, 2000.

LYONS, J. Semântica I. Tradução de Wanda Ramos, Lisboa: Editorial Presença/ Martins Fontes, 1977.

MAGALLÓN GARCÍA, A. I. El campo léxico de los sustantivos de temor en los Anales de Tácito. Habis, 25, 151-172, 1994.

NASCENTES, A. Dicionário de sinônimos. 3ª ed. Rio de Janeiro: LEXIKON Editora, 2018.

POTTIER, B. Linguística geral: teoria e descrição. Tradução de Walmírio Macedo. Rio de Janeiro: Presença, Universidade Santa Úrsula, 1978.

ROGET, P. M. Roget's Thesaurus of English Words and Phrases. TY Crowell Company, 1911.

SPITZER, C. Dicionário analógico da língua portuguêsa. 5ª ed. Porto Alegre: Globo, 1953.

Downloads

Publicado

05.12.2020

Edição

Seção

Artigos