A representação expressa do sujeito pronominal nas sentenças de tópico do PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i59.368

Palavras-chave:

Sujeito expresso, sujeito pronominal, tópico.

Resumo

Este artigo objetiva analisar a ocorrência do sujeito pronominal nas sentenças de tópico-comentário do PB, a partir de corpus de língua oral. Considerando a frequência com que essas estruturas figuram na variante brasileira e o fato de que há entre as línguas de tópico e o português muitas características comuns, estabeleceremos uma relação entre sentenças de tópico e representação expressa do sujeito pronominal, pressupondo a necessidade discursiva do preenchimento do sujeito nessas estruturas, bem como o contexto em que esse preenchimento não é necessário. O estudo foi realizado com base em uma análise qualitativa do corpus selecionado, que confirmou a hipótese inicial de que, mesmo em casos em que o sujeito pronominal pode ser elipsado, o falante, na maioria das vezes, opta pelo seu preenchimento, o que aponta a presença, cada vez mais frequente, do sujeito pronominal expresso no PB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edila Vianna da Silva, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Letras pela UFRJ e professora associada de Língua Portuguesa da UFF, onde atua nos cursos de Pós-Graduação. É membro da Academia Brasileira de Filologia, da ABRALIN e do GT de Sociolinguística da ANPOLL. É coautora de Dúvidas em Português nunca mais (Lexikon, 4. ed. no prelo), Nova gramática para concursos (Lexikon, 2016); Nova gramática para o Ensino Médio (Lexikon, 2017). Desenvolve pesquisas na área de Sociolinguística Educacional sobre temas concernentes à variação linguística e práticas pedagógicas.

Karoline Silva Angelici, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense, especialista em Linguística pela Universidade do Porto e graduada em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é docente na Educação Básica do Rio de Janeiro.

Referências

AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da língua portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2018.

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.

BUTHERS, Christiane Miranda; DUARTE, Fábio Bonfim. Português brasileiro: uma língua de sujeito nulo ou de sujeito obrigatório. Diacrítica (Braga), v. 26.1, p. 63-87, 2012.

CASTILHO, Ataliba Teixeira de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.

DUARTE, Maria Eugenia Lamoglia. A perda do princípio "evite pronome" no português brasileiro. 1995. 151f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270366>.

NASCIMENTO, Anderson Ulisses S. A oração sem sujeito em língua portuguesa: descrição, caracterização e uso. 2011. 307f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2011.

PONTES, Eunice Souza Lima. O tópico no português do Brasil. Campinas, SP: Pontes,1987.

PONTES, Eunice. Sujeito: da sintaxe ao discurso. São Paulo: Ática, 1986.

PROJETO Norma Linguística Urbana Culta – RJ. Disponível em: http://www.nurcrj.letras.ufrj.br/. Acesso em: 24 ago. 2018.

SILVA, Vera Lúcia Paredes. Tipo de oração e expressão do sujeito pronominal. Belo Horizonte: Scripta, v. 5, n. 9, p. 151-160, 2º sem. 2001.

Downloads

Publicado

22.08.2020

Edição

Seção

Artigos