Usos e funções de ‘praticamente’: de advérbio de modo a angulador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v0i0.350

Palavras-chave:

Praticamente, advérbio de modo, angulador, linguística cognitiva, teoria dos espaços mentais.

Resumo

Este estudo sobre usos e funções de ‘praticamente’ baseia-se em dados contemporâneos do português brasileiro em uso, coletados em diversos sites da internet e no ‘Corpus do português’, e fundamenta-se nos pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva, em especial, da teoria dos espaços mentais. Em análise quantitativa (em termos percentuais) e qualitativa dos dados, demonstra que ‘praticamente’: (i) constitui um recurso à disposição dos falantes, que tendem a utilizá-lo em situações em que expressam uma opinião; (ii) atribui algum grau de imprecisão aos significados e, assim sendo, afrouxa o comprometimento com o estatuto de verdade do que está sendo enunciado, atuando na preservação da face dos envolvidos no ato comunicativo; e (iii) tende a ocorrer estabelecendo relação entre entidades pertencentes a uma mesma categoria e inseridas em um mesmo “frame”.

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Biografia do Autor

Jussara Abraçado, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora titular de Linguística da Universidade Federal Fluminense. É mestre em linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutora em linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cumpriu estágios de pós-doutoramento em linguística cognitiva na Universidade Católica de Braga e na Universidade Federal de Juiz de Fora. É pesquisadora do CNPq e membro do Grupo de Investigação Linguagem, Cognição e Sociedade, cadastrado na Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal. Desenvolve estudos na área de linguística, com ênfase na interface teórica entre a sociolinguística e a linguística cognitiva.

Tainara Pinheiro de Castro, Universidade Federal Fluminense - UFF

Mestra em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense e especialista em Administração e Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes. Atualmente, é professora de Ensino Fundamental da Prefeitura do Rio de Janeiro. É membro do grupo Português em Uso (PORUS - UFF) e tem experiência nas áreas de alfabetização, ensino de língua portuguesa e ensino de língua espanhola.

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Publicado

04.09.2020

Edição

Seção

Artigos