Aspectos e características da interação na produção do resumo acadêmico: do texto-fonte ao resumo produzido

Autores

  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Renilson José Menegassi Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i58.348

Resumo

Este artigo tem o objetivo de revisitar os conceitos trazidos pelo Círculo de Bakhtin a respeito do encontro entre o autor e seus interlocutores, buscando compreender como eles se manifestam, constitutiva e verbalmente, no gênero discursivo resumo acadêmico, bem como apresentar uma reflexão teórico-analítica sobre um exemplar do gênero, à luz da perspectiva dialógica de estudo da linguagem. As discussões demonstraram como várias vozes constituem o exemplar, de forma constitutiva e verbal, o que encaminha a construção do enriquecimento de sentido ao texto fonte, da progressão do que foi assimilado do discurso precedente, e um direcionamento à situação social específica, considerando quem são todos os co-participantes da interação. Foi possível ainda a elaboração de uma síntese dos principais aspectos e características do gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Estudos da Linguagem. Professora adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo/SP: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, Mikhain. Os gêneros do discurso. Organização e tradução de Paulo Bezerra. São Paulo/SP: Editora 34, 2016.

BAKHTIN, Mikhain/VOLOCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo/SP: Hucitec, 2006.

BORBA, Vicentina Maria Ramires. Gêneros textuais e produção de universitários: o resumo acadêmico. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2004.

BRAGAGNOLLO, Rubia Mara. O gênero resumo acadêmico na formação docente inicial. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2011.

BRAGAGNOLLO, Rubia Mara; MENEGASSI, Renilson José. Resumo Acadêmico: uma experiência mediativa com o gênero na formação docente inicial. Acta Scientiarum. Language and Culture. Maringá, v. 36, n. 2, p. 217-226, abr./jun., 2014.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas/SP: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128.

FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2008.

MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lilian. Resumo. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

MENEGASSI, Rensilon José. Exauribilidade temática no gênero discursivo. In: SALEH, Pascoalina; OLIVEIRA, Sheila. (Org.). Leitura, escrita e ensino de língua em debate. Ponta Grossa: UEPG, 2010. p. 77-90.

OLIVEIRA, Siderlene Muniz. Os verbos de dizer em resenhas acadêmicas e a interpretação do agir verbal. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Pontifícia Universidade Católica. São Paulo, 2004.

POLATO, Adriana Delmira Mendes; MENEGASSI, Renilson José. O estilo verbal como o lugar dialógico e pluridiscursivo das relações sociais: um estatuto dialógico para a análise linguística. Bakhtiniana, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 123-143, Maio/Ago. 2017.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado das Letras, 2004.

SCHNEUWLY, Bernard. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Tradução de Glaís Sales Cordeiro. Revista Brasileira de Educação. n. 11, mai/jun/jul/ago, p. 5-16, 1999.

VOLOCHINOV, Valentin. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.

Downloads

Publicado

11.06.2020

Edição

Seção

Artigos