Preposições transversais em artigo de opinião

Autores

  • Ednéia Aparecida Bernardineli Bernini Docente pela SEED/PR.
  • Tatiane Henrique Sousa-Machado Universidade Paranaense – UNIPAR.
  • Ana Cristina Jaeger Hintze Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i52.34

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como objetivo geral evidenciar por meio das análises do corpus selecionado - artigos de opinião do jornal Folha de São Paulo - como as preposições do eixo transversal contribuem para a organização discursiva, a partir da perspectiva da Descrição Funcional. Através de pesquisa quantitativo-qualitativa de cunho interpretativo, buscaremos verificar como essas preposições atuam na construção do texto (discursivização), bem como analisar a sintaticização dessas preposições no corpus eleito e os processos de semanticização. Das análises dos vinte e seis artigos selecionados, verificou-se que as preposições constroem sentidos, a partir de seu contexto e cotexto. PALAVRAS-CHAVE: preposições; eixo transversal; língua portuguesa; descrição funcional.

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Biografia do Autor

Ednéia Aparecida Bernardineli Bernini, Docente pela SEED/PR.

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina-UEL (2017); Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual e Maringá -UEM (2003). Possui Especialização em Língua Portuguesa e Literatura pela Fafiman - Mandaguaril (2000) e em Mídias Integradas na Educação pela UFPR (2012) e Graduação em Letras Português/Inglês pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari-PR- Fafiman (1998). Atualmente, é docente da Educação Básica pela SEED/PR.

Tatiane Henrique Sousa-Machado, Universidade Paranaense – UNIPAR.

Doutoranda do Programa de Mestrado e Doutorado em Letras da Universidade Estadual de Maringá- UEM; Mestra em Letras pela Universidade Estadual e Maringá -UEM (2014). Possui pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela UNIPAN - Cascavel (2012) . Graduação em em Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006). Atualmente, é docente da Universidade Paranaense – UNIPAR. Contato: tatiane@prof.unipar.br

Ana Cristina Jaeger Hintze, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professor Associado nível B da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: sintaxe funcional, educação - gramática -, modalizadores, aposto e conjunções- funcionalismo. Atualmente responde pela revisão e elaboração de material pedagógico para o Programa de Educação a Distância EAD da Universidade Estadual de Maringá, na área de Letras - Língua Portuguesa. Bolsista Capes/UAB -Ministério da Educação –MEC

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Publicado

07.06.2017

Edição

Seção

Artigos