Caminhando com os fundamentos da gramática gerativa

Autores

  • Aniela Improta França Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Aleria Cavalcante Lage Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i47.33

Resumo

RESUMO: Esse artigo tem como propósito revisar os fundamentos, hipóteses, objetivos e propostas de implementações computacionais da Gramática Gerativa, sob uma ótica interdisciplinar que inclui além da Linguística, a Epistemologia, a Neurociência da Linguagem, a Biologia e a Evolução das Espécies. O artigo defende que, não obstante as atualizações que a Gramática Gerativa assumiu em seus 60 anos de existência, há uma coerência profunda das suas ideias principais, o que torna as muitas alterações e versões hipóteses de trabalho legítimas para um mesmo corpo teórico. PALAVRAS-CHAVE: Gramática Gerativa; computação sintática; fundamentos teóricos; Além da Adequação Explicativa; evolução das espécies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aniela Improta França, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Professor Associado do Departamento de Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Aleria Cavalcante Lage, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Professor Associado do Departamento de Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Referências

BERWICK, R. C.; FRIEDERICI, A. D.; CHOMSKY, N.; BOLHUIS, J. J. Evolution, brain, and the nature of language. Trends in Cognitive Sciences, Amsterdam: Elsevier, v. 17, n. 2, 2013, p. 89-98.

BERWICK, R. C.; OKANOYA, K.; BECKERS, G. J. L.; BOLHUIS, J. J. Songs to syntax: the linguistics of birdsong. Trends in Cognitive Sciences, Amsterdam: Elsevier, v. 15, n. 3, 2011, p. 113-121.

BOLHUIS, J. J.; OKANOYA, K.; SCHARFF, C. Twitter evolution: converging mechanisms in birdsong and human speech. Nature Reviews Neuroscience, London: Macmillan, v. 11, 2010, p. 747-759.

CHOMSKY, N. Language and other cognitive systems. What is special about language? Language Learning and Development, London: Routledge, v. 7, p. 263-278, 2011.

______. Biolinguistics and the human capacity. In: ______. Language and mind. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. p. 173-185. (Lecture at MTA, Research Institute for Linguistics, Hungarian Academy of Science, Budapest, May 17, 2004.)

______. Three factors in language design. Linguistic Inquiry, Cambridge, MA: MIT Press, v. 36, n. 1, p. 1-22, 2005.

______. Beyond explanatory adequacy. Cambridge, MA: MIT Working Papers in Linguistics, 2001. 28 p. (MIT Occasional Papers in Linguistics, 20)

______. New horizons in the study of language and mind. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. 230 p.

______. Derivation by phase. Cambridge, MA: MIT Working Papers in Linguistics, 1999. 43 p. (MIT Occasional Papers in Linguistics, 18)

______. Minimalist Inquiries: the framework. Cambridge, MA: MIT Working Papers in Linguistics, 1998. (MIT Occasional Papers in Linguistics, 15). Republished in MARTIN, R.; MICHAELS, D.; URIAGEREKA, J. (Eds.) Step by step: essays in syntax in honor of Howard Lasnik. Cambridge, MA: MIT Press, 2000. p. 89-115.

______. The minimalist program. Cambridge, MA: The MIT Press, 1995. 420 p.

______. A minimalist program for linguistic theory. In: HALE, K.; KEYSER, S. J. (Eds.) The view from building 20: essays in linguistics in honor of Sylvain Bromberger. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1993. p. 1-52. (Current Studies in Linguistics, 24)

______. Knowledge of language: its nature, origin, and use. New York: Praeger Publishers, 1986. 314 p. (Convergence Series)

______. Some concepts and consequences of the theory of government and binding. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1982. 121 p. (Linguistic Inquiry Monographs, 6)

______. Lectures on government and binding: the Pisa lectures. Dordrecht: Foris, 1981. 371 p. (Studies in Generative Grammar, 9)

______. Aspects of the theory of syntax. 10.ed. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1965. 251 p.

______. Syntactic structures. The Hague: Mouton, 1957. 117 p.

CHOMSKY, N.; LASNIK, H. The theory of principles and parameters. In: CHOMSKY, N The minimalist program. Cambridge, MA: The MIT Press, 1995, p. 13-128.

CHOMSKY, N.; MILLER, G. A. Introduction to the formal analysis of natural languages. In: BUSH, R. R.; GALANTER, E.; LUCE, R. D. Handbook of Mathematical Psychology, v. 2, Hoboken, NJ: Wiley, 1962, p. 269-321.

CURTISS, S.; FROMKIN, V.; KRASHEN, S.; RIGLER, D.; RIGLER, M. The linguistic development of Genie. Language, Washington: Linguistic Society of America, v. 50, n. 3, 1974, p. 528-554.

DARWIN, C. The descent of man. London: Penguin, 2004. 864 p. (Penguin Classics) First published by London: John Murray, 1871.

FISHER, S. E; SCHARFF, C. FOXP2 as a molecular window into speech and language. Trends in Genetics, Amsterdam: Elsevier, v. 25, n. 4, 2009, p. 166-77.

FISHER S. E; VARGHA-KHADEM, F.; WATKINS, K. E.; MONACO, A. P.; PEMBREY, M. E. Localization of a gene implicated in a severe speech and language disorder. Nature Genetics, London: Macmillan, v. 18, n. 2, 1998, p. 168-70.

FITCH, W. T. The evolution of speech: a comparative review. Trends in Cognitive Sciences, Amsterdam: Elsevier, v. 4, n. 7, 2000, p. 258-267.

FITCH, W. T.; HAUSER, M. D.; CHOMSKY, N. The evolution of the language faculty: clarifications and implications. Cognition, Amsterdam: Elsevier, v. 97, p. 179-210, 2005.

FRANÇA, A. I.; LAGE, A. C. Uma visão biolinguística da arbitrariedade saussuriana. Letras de Hoje, Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, v. 48, n. 3, 2013, p. 299-308.

GOPNIK, M. Feature-blind grammar and dysphagia. Nature, London: Macmillan, v. 344, n. 6268, 1990, p. 715.

GOULD, S. J.; VRBA, E. S. Exaptation: a missing term in the science of form. Paleobiology, Boulder, CO: Paleontological Society, v. 8, n. 1, 1982, p. 4-15.

HAUSER, M. D.; CHOMSKY, N.; FITCH, W. T. The faculty of language: What is it, who has it, and how did it evolve? Science, Washington: Highwire Press, v. 298, p. 1569-1579, November 22, 2002.

HAYES, K. J.; NISSEN, C. H. Higher mental functions of a home-raised chimpanzee. In: SCHRIER, A. M.; STOLLNITZ, F. (eds.) Behavior of non-human primates. New York: Academic Press, 1971, p. 59-115.

HENSCH, T. Critical period regulation. Annual Review of Neuroscience, Palo Alto, CA: Annual Reviews, v. 27, 2004, p. 549-579.

HORNSTEIN, N.; NUNES, J.; GROHMANN, K. K. Understanding Minimalism. Cambridge: Cambridge University Press, 2005. 341 p.

KONOPKA, G.; BOMAR, J. M.; WINDEN, K.; COPPOLA, G.; JOHNSON, G. O.; GAO, F.; PENG, S.; PREUSS, T. M.; WOHLSCHLEGEL, J. A.; GESCHWIND, D. H. Human-specific transcriptional regulation of CNS development genes by FOXP2. Nature, London: Macmillan, v. 462, 2009, p. 213-217.

LAGE, A. C. Uma revisão crítica de Linguistic prominence and Broca’s area: the influence of animacy as linearization principle. Linguí∫tica, Rio de Janeiro: Revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 18-23, dezembro 2011.

______. O traço de animacidade. Confluência, Rio de Janeiro: Editora Lucerna/Liceu Literário Português, v. 37, p. 215-226, 2010.

LAI, C. S. L.; FISHER S. E.; HURST, J. A.; VARGHA-KHADEM, F.; MONACO A. P. A novel forkhead-domain gene is mutated in a severe speech and language disorder. Nature, London: Macmillan, v. 413, 2001, p. 519-523.

MIYAGAWA, S.; BERWICK, R. C.; OKANOYA, K. The emergence of hierarchical structure in human language. Frontiers in Psychology, Cambridge, MA: MIT, v. 4, n. 71, 2013, p. 1-6.

PENHUNE, V.; CISMARU, R.; DORSAINT-PIERRE, R.; PETITTO, L. A.; ZATORRE, R. The morphometry of auditory cortex in the congenitally deaf measured using MRI. NeuroImage, Amsterdam: Elsevier, v. 20, 2003, p. 1215-1225.

PETITTO, L. A.; KOVELMAN, I. The bilingual paradox: How signing-speaking bilingual children help us to resolve bilingual issues and teach us about the brain’s mechanisms underlying all language acquisition. Learning Languages, Washington: Eric, v. 8, n. 3, 2003, p. 5-18

POEPPEL, D.; EMBICK, D. Defining the relation between Linguistics and Neuroscience. In: Cutler, A. (Ed.) Twenty-first century Psycholinguistics: four cornerstones. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2005, p.102-118.

SANTOS, T. S. Animacidade: um estudo entre línguas. 2013. 64 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. Trad. Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. 27. ed., São Paulo: Cultrix, 2006, 281 p.

SEIDENBERG, M. S.; PETITTO, L. A. Communication, symbolic communication, and language in child and chimpanzee: comment on Savage-Rumbaugh, McDonald, Sevcik, Hopkins, and Rupert (1986). Journal of Experimental Psychology: General, Washington: American Psychological Association, v. 116, n. 3, 1987, p. 279-287.

SILVA, M. L.; VIELLIARD, J. Entropy calculations for measuring birdsong diversity: the case of the White-vented Violetear (Colibri Serrirostris). SAZU, Ljubljana, Eslovênia: Slovenska Akademija Znanosti in Umetnosti, v. 47, 2006, p. 37-49.

SOUZA, C. C. Preposições em português: uma análise dentro da Gramática Gerativa. 2014. 169 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

TERRACE, H.; PETITTO, L. A.; SANDERS, R. J.; BEVER, T. G. Can an ape create a sentence? Science, Washington: Highwire Press, v. 206, n. 4421, 1979, p. 891-902.

TOKUDA, I.; RIEDE, T.; NEUBAUER, J.; OWREN, M. I.; HERZEL, H. Nonlinear analysis of irregular animal vocalizations. The Journal of the Acoustical Society of America, Melville, NY: Acoustical Society of America, v. 111, n. 6, 2002, p. 2906-2919.

VIELLIARD, J. Phylogeny of bioacoustical parameters in birds. Bioacoustics, v. 6, 1995, p. 171-175.

YANG, C. The infinite gift: how children learn and unlearn the languages of the world. 1. ed. New York: Scribner, 2006. 289 p.

Downloads

Publicado

14.08.2015

Edição

Seção

Artigos