Gaspar da Índia: o língua e o Brasil quinhentista

Autores

  • Leonardo Ferreira Kaltner Universidade Federal Fluminense
  • Viviane Lourenço Teixeira Universidade Federal Fluminense
  • Melyssa Cardozo Silva dos Santos Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i57.328

Resumo

A partir dos fundamentos teórico-metodológicos da Historiografia Linguística (SWIGGERS, 2012; KOERNER, 1996), tecemos uma narrativa meta-historiográfica para descrição e análise dos relatos sobre o língua Gaspar da Índia, intérprete que veio na esquadra de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, em 1500 (LIPINER, 1987). Nosso intuito é buscar identificar o perfil dos intérpretes e o pensamento linguístico derivado das expedições na era das navegações, no período que vai entre o final do século XV e o início do século XVI em Portugal. Analisamos como se deu a tentativa de contato linguístico inicial com comunidades linguísticas autóctones no processo de constituição da América portuguesa, relatado na Carta de Caminha (TEIXEIRA, 2019). Por fim, evidenciamos o contexto cultural e linguístico em que se inseriram as navegações, assim como a influência da educação humanística no processo de globalização quinhentista dos descobrimentos, posterior à etapa empírica (KALTNER, 2011).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Ferreira Kaltner, Universidade Federal Fluminense

Professor associado de Língua e Literatura Latina, lotado no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense. Credenciado no Programa de Pós-graduação de Estudos da Linguagem da mesma instituição.

Viviane Lourenço Teixeira, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estácio de Sá (2012). Pós-graduação lato sensu em Docência no Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá (2014). Graduação em Português - Latim pela Universidade Federal Fluminense. Mestrado em andamento em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense, na linha de pesquisa História, Política e Contato Linguístico. Atualmente tem interesse em: Filologia, Historiografia da Linguística, Contato Linguístico e Ecolinguística. Tem experiência nas áreas de Letras e Literatura, com ênfase em Linguística.

Melyssa Cardozo Silva dos Santos, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Letras (Português - Latim) pela Universidade Federal Fluminense (2018). Mestranda em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense.

Referências

AIIC. O que é ser intérprete de conferência? Perguntas frequentes. Disponível em: <https://aiic.net/page/2040/>. Acesso em: 22 de janeiro de 2018.

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO (ANTT). Carta de Pêro Vaz de Caminha. 1 de maio de 1500. Atualização do texto M. Viegas Guerreiro. Disponível em: <http://antt.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/17/2010/11/Carta-de-Pero-Vaz-de-Caminha-transcricao.pdf>. Acesso em: 10 set. 2019.

BHABHA, H. The Third Space: interview with Homi Bhabha. In: RUTHERFORD, J. Identity: community, culture, difference. London: Lawrence & Wishart, p. 207-221, 1990.

BUENO, Eduardo. A viagem do descobrimento [recurso eletrônico] um outro olharsobre a expedição de Cabral. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2016.

CORTESÃO, Jaime. A obra de Pero Vaz de Caminha. Lisboa: Portugália, 1967.

COSTA, João Paulo Oliveira & COSTA, Teresa Lacerda. A Interculturalidade na Expansão Portuguesa: séculos XV-XVIII. Lisboa: Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas, 2007.

KALTNER, Leonardo Ferreira. Brasil e Renascença. Curitiba: Appris, 2011.

KOERNER, E. F. Konrad. Questões que persistem em historiografia linguística. Revista da ANPOLL. Florianópolis: ANPOLL, trad. Cristina Altman, n. 2, p. 45-70, 1996.

KOPKE, Diogo & PAIVA, António da Costa. Roteiro da Viagem que em Descobrimento da Índia pelo Cabo da Boa Esperança fez Dom Vasco da Gama em 1497. Porto: Typographia Comercial Portuense, 1838.

LIPINER, Elias. Gaspar da Gama: um converso na frota de Cabral. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.

MOURA, Hélio Augusto de. Presença judaico-marrana durante a colonização do Brasil. Cadernos de Estudos Sociais. Recife: Fundação João Nabuco, v. 18, n. 2, p. 267-292, 2002.

PAIS, Carlos Castilho. Nomear o Intérprete. Língua, Revista Digital sobre Tradução. Lisboa: Instituto Camões, n. 1, maio de 2002. Disponível em: <http://cvc.instituto-camoes.pt/olingua/01/lingua2b.html> . Acesso em: 22 de janeiro de 2018.

RAMALHO, Américo da Costa. A introdução do humanismo em Portugal. Humanitas, Coimbra, Universidade de Coimbra, n. 23/24, p. 435-452, 1971/2,.

RAMALHO, Américo da Costa. Um capítulo da história do humanismo em Portugal: o prologus de Estevão Cavaleiro. Humanitas. Coimbra: Universidade de Coimbra, n. 29/30, p. 51-741978.

REGO, António. O Padroado Português do Oriente. Lisboa: Agência Geral das Colónias, 1940.

ROCHA, Sara Maria Milreu Casais de Almeida. Dinâmicas de poder dos intérpretes/língua portugueses na Ásia de João de Barros. Lisboa: Universidade Aberta de Lisboa, dissertação (Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares), 2011. 136f.

ROSA, Maria Carlota. Uma arte pera aprender a leer quinhentista. In: CAGLIARI-MASSINI, Gladis et al. (org.). Descrição do português: linguística histórica e historiografia linguística. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, p. 141-157, 2002.

SILVÉRIO, Silvina. Gaspar da Índia. In: COSTA, João Paulo Oliveira e (org.). Descobridores do Brasil: exploradores do Atlântico e construtores do Estado da Índia. Lisboa: Sociedade Histórica da Independência de Portugal, p. 225-253, 2000.

SWIGGERS, Pierre. A historiografia da linguística: objeto, objetivos, organização. Confluência. Rio de Janeiro, Liceu Literário Português, n. 44/45, p. 39-59, 2013.

TANNUS, Carlos A. K. Um olhar sobre a literatura novilatina em Portugal. Calíope, Presença Clássica. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, n. 16, p.13-31, 2007,.

TEIXEIRA, Viviane Lourenço. Carta de Caminha: contato linguístico no Brasil quinhentista à luz da linguística ecossistêmica. Niterói: Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem), 2019, 125f.

WEINREICH, Uriel. Languages in contact: findings and problems. Nova York: Linguistic Circle of New York, 1953.

Downloads

Publicado

30.11.2019

Edição

Seção

Artigos