Usos da vírgula: um estudo a partir do ensino sistematizado

Autores

  • Rosemari Lorenz Martins Universidade Feevale
  • Vanessa de Mello Universidade Feevale
  • Cíntia de Moura Pinto Universidade Feevale
  • Lovani Volmer Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i57.300

Resumo

Este trabalho trata do uso da vírgula e objetiva identificar em que medida o seu uso incorreto em textos produzidos por alunos do ensino médio diminui a partir da aplicação de uma sequência didática, quantificar os erros encontrados nos textos dos investigados e verificar as inadequações no uso da vírgula mais frequentes. A análise dos textos revelou, por aluno, uma média na diminuição de 4,28 para 3,9 erros. Além disso, observou-se uma redução de 50% nos erros de aplicação da vírgula para pontuar o vocativo, o aposto, as finalizações, os termos isolados, e a separação de orações.

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Biografia do Autor

Rosemari Lorenz Martins, Universidade Feevale

Doutora em Letras pela PUC-RS, Mestre em Ciências da Comunicação, Especialista em Linguística do Texto e Graduada em Letras-Português/Alemão pela Unisinos/RS. Professora do Curso de Letras, professora e coordenadora do Mestrado Profissional em Letras, colaboradora do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e Assessora de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade Feevale/RS.

Vanessa de Mello, Universidade Feevale

Licenciada em Letras pela Universidade Feevale

Cíntia de Moura Pinto, Universidade Feevale

mestranda em Letras pela Universidade Feevale/RS; graduada em Letras – Português/Inglês pela Universidade Feevale/RS. Atualmente é professora titular de Língua Inglesa na Escola de Educação Básica Feevale - Escola de Aplicação Feevale/RS e pesquisadora do Programa de Aperfeiçoamento Científico da Universidade Feevale/RS na área de Linguística, linguagens em contexto, e processos de produção e tessitura textual em Língua Portuguesa.

Lovani Volmer, Universidade Feevale

Possui graduação em Letras - Português/Alemão pela Unisinos (1994), é especialista em Informática Educativa pela Feevale (2001), mestre em Letras, ênfase em Leitura e Cognição, pela UNISC (2008), e doutora em Letras, ênfase em Leitura e Linguagens, pela UCS/Uniritter (2015). Atualmente é professora na Universidade Feevale, onde atua nos cursos de graduação e mestrado profissional em Letras.

Referências

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Publicado

30.11.2019

Edição

Seção

Artigos