Sociolinguística e ensino de línguas: teorias e enquadramentos epistemológicos

Autores

  • Paulo Osório Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
  • João Martins

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i56.275

Resumo

Este artigo pretende refletir acerca de alguns conceitos muito produtivos em Didática e Ensino de Línguas, favorecendo-se, para o efeito, o enquadramento teórico e metodológico da Sociolinguística. O estudo sobre o ensino de línguas, partilhando a visão de vários autores como Garmadi (1983), Elia (1987), Amor (1993), entre outros, deve ser realizado observando os pressupostos fornecidos pela Sociolinguística, bem como o valor que ela assume para a compreensão dos vários fatores implicados no processo de ensino-aprendizagem de uma língua. A problemática das línguas e do seu ensino tem suscitado grandes controvérsias no seio dos linguistas e de vários estudiosos interessados pela área da Linguística. Deste modo, estamos certos de que o ensino da língua não pode ser estudado isoladamente da Sociolinguística pelas razões que apontaremos ao longo da nossa reflexão.

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Biografia do Autor

Paulo Osório, Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)

Professor Associado com Agregação no Departamento de Letras da Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)

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Publicado

31.07.2019

Edição

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Artigos