Ethos: a construção da imagem de si

Autores

  • Claudia Sousa Antunes Universidade da Força Aérea - UNIFA
  • Maria Aparecida Lino Pauliukonis Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i55.259

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar como a construção da imagem do enunciador (ethos) aparece como estratégia discursiva relevante para o processo de persuasão. O arcabouço teórico do trabalho está alicerçado nas lições de Aristóteles (2005), Perelman e Tyteca (2005), Amossy (2011), Charaudeau (2009) e Maingueneau (2013). O percurso metodológico abrange a análise de algumas estratégias de que se valem os sujeitos para a construção de suas imagens discursivas. O ethos está a serviço de um projeto de influência do Eu sobre o Outro, e pode ser utilizado para atingir seu interlocutor. O enunciador trabalha a adesão do outro pelo alinhamento entre o seu ethos e a imagem do enunciatário.

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Biografia do Autor

Claudia Sousa Antunes, Universidade da Força Aérea - UNIFA

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais da Universidade da Força Aérea (UNIFA) e pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Ciências Aeroespaciais (NEICA).Tem experiência nas áreas de Letras, com ênfase em Análise do Discurso, de Defesa e de Metodologia da Pesquisa, atuando nos seguintes temas: análise do discurso, identidade, ethos, ethos militar, estudos de gênero, enunciação, semiótica e ensino.

Maria Aparecida Lino Pauliukonis, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Professora Titular de Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da UFRJ. Líder do Grupo de Pesquisa em Análise do Discurso certificado pelo CNPq. Atua na Graduação e também na Pós-Graduação nas áreas de Linguística do texto, língua e ensino, com ênfase em estudos textuais e discursivos.

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Publicado

20.12.2018

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Artigos