As metáforas cognitivas estruturais definidoras do conceito de linguagem e a sua consequência na construção do ponto de vista em que o objeto-linguagem será construído

Autores

  • Maurício da Silva Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i54.249

Resumo

O objetivo deste trabalho é mostrar que a metáfora pode ser objeto de estudo científico pois ela não é somente um recurso figurativo reservado aos gênios da literatura. Ocorre no cotidiano como forma de espelho de processos mentais. Falaremos sobre os três tipos de metáfora concebidos por Lakoff e Johnson, metáforas estruturais, orientacionais e ontológicas e mostraremos como os elementos comparantes das metáforas estruturais que definem as concepções de linguagem são os responsáveis pela construção dos princípios dos contêineres teóricos por eles delineados.

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Biografia do Autor

Maurício da Silva, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense (1989) e doutorado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense (2003), Pós-Doutorado em Linguística Cognitiva pela UFRJ (2007), período em que seu trabalho sobre Conceptual Blending (Mesclagem Conceptual) foi publicado na homepage de Mark Turner (http://www.profmauriciodasilva.pro.br/pdf/SOBRE_MISTURA.pdf). O referido trabalho é o único na citada homepage escrito em Língua Portuguesa. Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras, realizando trabalhos com ensino de gramática, produção de texto e leitura. Publicou, pela Editora da UFRJ, na série Cadernos Didáticos, o livro Como trabalhar o texto no 1o. e 2o. graus: uma proposta prática (1992), tendo chegado à 2a. edição. Pela Editora Intertexto, publicou: 1) Língua Afiada (2005); 2) O fio da meada (2007); 3) Crônicas Cognitivas(2009); 4) O novo Acordo Ortográfico da língua portuguesa e quejandos (2009), já na 3a. edição; 5) Minicontos das mudanças do Acordo Ortográfico da língua portuguesa (2011); 6) Linguinha portuguesa no Brasil da nova ortografia (2012). Pela EdUFF publicou o livro Repensando a leitura na escola: um outro mosaico, já na 4ª edição. Seu site www.profmauriciodasilva.pro.br recebe uma média de 1000 visitas semanais de todas as partes do mundo.

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Publicado

10.07.2018

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Artigos