A variação tu/você em relações de solidariedade: análise de uma documentação baiana epistolar do século XX

Autores

  • Priscila Starline Estrela Tuy Batista Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Zenaide de Oliveira Novais Carneiro Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Mariana Fagundes de Oliveira Lacerda Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v2i53.223

Resumo

RESUMO: Este trabalho analisa – numa perspectiva sociopragmática – o uso das formas de tratamento tu e você na posição de sujeito pleno, em cartas pessoais inéditas escritas por baianos pouco ou mediamente escolarizados, de 1930 a 1980; essa documentação integra o Banco de Dados do projeto Vozes do Sertão em Dados: história, povos e formação do português brasileiro, da Universidade Estadual de Feira de Santana. Os dados são analisados de acordo com a Sociolinguística Quantitativa (LABOV, 1994) e a Teoria da Polidez, de Brown e Levinson (1987). Os resultados apontam o uso majoritário de você em relações mais e menos solidárias, e o emprego de tu apenas nas cartas de maior solidariedade. PALAVRAS-CHAVE: Variação tu/você. Cartas baianas. Relações de solidariedade. Século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Starline Estrela Tuy Batista, Universidade Estadual de Feira de Santana

Departamento de Letras e Artes (DLA), Linguística

Zenaide de Oliveira Novais Carneiro, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Possui graduação em Letras com Inglês - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) (1988), mestrado em Letras e Linguística - Universidade Federal da Bahia (UFBA) (1996), doutorado em Linguística - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2005), pós-doutorado em Linguística de Corpus - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2010). Atualmente é professor Pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atua como Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA) nas linhas Constituição Histórica do Português e das demais Línguas Românicas e História da Cultura Escrita no Brasil. E, como professor permanente no Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários na linha Aquisição, variação e mudança linguísticas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase na Descrição e Análise do Português, atuando principalmente nos seguintes temas: sócio-historia do português brasileiro, história da cultura escrita no Brasil, sintaxe diacrônica do português, descrição comparativa do português brasileiro e português europeu no quadro teórico da linguística histórica; elaboração e uso de corpora eletrônicos do português brasileiro. Integra a Comissão Nacional de Corpora do Projeto Para a História do Português Brasileiro (PHPB), a Equipe do PHPB-Bahia (PHPB-ba), a do Banco de Dados do Programa Para a História do Português (BIT-Prohpor-UFBA) e do CE-DOHS (disponível www.uefs.br/cedohs).

Mariana Fagundes de Oliveira Lacerda, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Possui Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2005) em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da mesma instituição, com estágio de doutoramento no Centro Linguístico da Universidade de Lisboa. É pesquisadora do Projeto Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde é Professora Plena da subárea de Linguística Histórica.

Referências

BIDERMAN, M. T. C. Formas de Tratamento e Estruturas Sociais. Alfa. São Paulo: FFCL de Marília, 1972.

BROWN, P.; LEVINSON, S. C. Politeness: some universals in language usage. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

______; GILMAN, A. The pronouns of power and solidarity. In: SEBEOK, T. Style in Language. Cambridge-Mass: MIT Press, 1960.

GOFFMAN, E. A elaboração da face. Uma análise dos elementos rituais na interação verbal. In: FIGUEIRA, S. (Org.).Psicanálise e ciências sociais. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1980. p.76-114.

LABOV, W. Principles of Linguistic Change: internal factors. Oxford: Blackwell, 1994.

______. (1972). Sociolinguistic Patterns. Philadelphia: University of Pennsylvania Press. Padrões Sociolinguísticos. Trad. Marcos Bagno, Marta Scherre e Caroline Cardoso. São Paulo: Parábola, 2008.

LACERDA, Mariana Fagundes de Oliveira; ANDRADE, AROLDO LEAL DE ; CARNEIRO, Zenaide de Oliveira Novais . Formas tratamentais em cartas baianas: sujeito e outras funções. Cadernos de Estudos Linguísticos (UNICAMP), v. 2, p. 257-276, 2016.

LEAL, I. E-CORP – uma ferramenta de busca de dados para fins linguísticos: aplicação em base de dados de corpus eletrônico. 2016. Monografia. Departamento de Exatas. UEFS, Feira de Santana. (inédito).

LOPES, C. R. S. Tópicos de história do português pelo viés da gramaticalização. LaborHistórico, Rio de Janeiro, v. 1, p. 197-209, 2015.

______. Tradição discursiva e mudança no sistema de tratamento do português brasileiro: definindo perfis comportamentais no início do século XX. Alfa: Revista de Linguística(UNESP. São José do Rio Preto. Online), v. 55, p. 361-392, 2011.

______. Retratos da mudança no sistema pronominal: o tratamento carioca nas primeiras décadas do século XX”. In: CORTINA, A.; NASSER, S. M. G. C. (Orgs.). Sujeito eLinguagem: Séries Trilhas Linguísticas. Araraquara: Cultura Acadêmica, 2009, v.17, p. 47-74.

_______. Retratos da variação entre "você" e "tu" no português do Brasil: sincronia e diacronia. In: RONCARATI, C.; ABRAÇADO, J. (Org.). Português brasileiro II- contato linguístico, heterogeneidade e história. v. 2. Niterói: EDUFF, 2008. p. 55-71.

_______; CAVALCANTE, S. A cronologia do voceamento no português brasileiro: expansão de você-sujeito e retenção do clítico-te. Revista Linguísticas, Madrid, v. 25, p. 30-65, 2011. Disponível em: <http://www.linguisticalfal.org/25_linguistica_030_065.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2015.

MACHADO, A. C. M. As formas de tratamento nos teatros brasileiro e português dos séculos XIX e XX. 2011. Tese de Doutorado em Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras/ UFRJ.

MARCOTULIO, L. L. Língua e História: o 2 marquês do Lavradio e as estratégias linguísticas da escrita no Brasil Colonial. v. 1. Rio de Janeiro: Ítaca Comunicações, 2010.

MARCOTULIO, L. L; SOUZA, P. L. A Teoria da Polidez de Brown e Levinson aplicada ao português brasileiro: desafios e propostas. In: Semana Nacional de Estudos Linguísticos e Filológicos, 9, 2007, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, 2007.

______; SILVA, P. F.; LOPES, C. R. S. A norma brasileira em construção: variação tu e você no início do século XX. In: II Congresso Internacional da Associação Internacional de Linguística do Português (AILP). Rio de Janeiro, 2007.

MARTINS, M. A.; MOURA, K. K.; ANDRADE, A. L.; LACERDA, M. F. O.; GOMES, V. S.; CARNEIRO, Z. O. N. Para um panorama sócio-diacrônico das formas de tratamento na função de sujeito na região Nordeste. LaborHistórico, v. 1, p. 26-48, 2015.

SCHERRE, M. M. P.; YACOVENCO, L. P. A variação linguística e o papel dos fatores sociais: o gênero do falante em foco. Revista da ABRALIN, v. eletrônico, n. Especial, p. 121-146, 2011.

______ et al. Usos dos pronomes “você” e “tu” no português brasileiro. In: II SIMELP, Universidade de Évora, 2009.

SILVA, P. F. O Tratamento no Início do Século XX: Uma análise sociopragmática das cartas da família Land Avellar. 2012. Dissertação de Mestrado em Língua Portuguesa. Faculdade de Letras/ UFRJ, Rio de Janeiro.

TUY BATISTA, P. S. E. O uso de tu/você em cartas baianas pessoais do século XX em relações de simetria. 2017. 175f. Dissertação em Estudos Linguísticos. UEFS, Feira de Santana.

Downloads

Publicado

14.12.2017

Edição

Seção

Artigos