Heterogeneidade e dinamismo do léxico: impactos sobre a lexicografia

Autores

  • Maria da Graça Krieger Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

RESUMO: O artigo situa-se nos domínios da lexicografia e da terminologia, entendidas como ciências do léxico. Define e distingue as duas áreas e as fronteiras entre palavra e termo. Explica a heterogeneidade e dinamismo do componente léxico sob o foco de seus aspectos constitutivos. Mostra a relação entre léxico e dicionário de língua. Faz também observações sobre a circulação de termos técnicos das redes sociais. Conclui com observações sobre a natureza do léxico e os impactos que a lexicografia sofre atualmente com a expansão do léxico relacionada ao mundo virtual. PALAVRAS-CHAVE: léxico. dicionário de língua. Lexicografia. terminologia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Graça Krieger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutora em Linguística e Semiótica pela Universidade de São Paulo. Concluiu pós-doutoramento em Terminologia na Universidade Pompeu Fabra, Barcelona. É professora do Programa de Pós- -Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, professora titular aposentada de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisadora do CNPQ (1B) nas áreas de Lexicografia e Terminologia.

Referências

AULETE DIGITAL. Disponível em <http://www.aulete.com.br> Editora Lexikon Digital. Acesso em 3 de julho, 2014.

HOLANDA FERREIRA, Aurélio Buarque de. Dicionário do Aurélio Online. Dicionário da Língua Portuguesa. Disponível em Acesso em 15 de maio 2013.

INSTITUTO, Antonio Houaiss. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

KRIEGER, Maria da Graça. Dicionário em sala de aula: guia de estudos e exercícios. Rio de Janeiro: Lexikon, 2012.

LARA, Luis Fernando. Curso de lexicologia. México, D.F. El Colegio de Mexico, 2006.

REY, Alain. La lexicologie; lectures. Paris: Klincksieck, 1970.

REY, Alain. Le lexique: images et modèles. Paris: Armand Colin, 1977.

REY-DEBOVE, Josette. La définition lexicographique: recherches sur l´equation sémique: Cahiers de Lexicologie. Paris, Didier-Larousse, 8(1): 71-94,1966.

Downloads

Publicado

01.01.2014

Edição

Seção

Artigos