Da (des)necessária distinção entre complemento nominal e adjunto adnominal: uma análise histórico-bibliográfica

Autores

  • Anya Karina Campos D'Almeida e Pinho Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Sueli Maria Coelho Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v2i53.217

Resumo

RESUMO: A investigação proposta neste artigo resulta da análise de gramáticas latinas e portuguesas, bem como de gramáticas normativas modernas, acerca do tratamento dado a complementos nominais e a adjuntos adnominais ligados pela preposição de a substantivos indicadores de ação ou de qualidade. As generalizações alcançadas sugerem que tais termos apresentam, historicamente, o mesmo estatuto sintático e que sua distinção em duas categorias distintas, pautada em critérios semânticos, resulta de uma analogia dicotômica entre as noções de relativo/abstrato/terminativo e absoluto/concreto/restritivo. PALAVRAS-CHAVE: Diacronia. Complemento terminativo. Complemento restritivo. Complemento nominal. Adjunto Adnominal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anya Karina Campos D'Almeida e Pinho, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

É doutora e mestre em Linguística Teórica e Descritiva pela Universidade Federal de Minas Gerais e especialista em Gramática da Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, onde também se graduou em Administração (2001) e Direito (2003). Atualmente, é professora voluntária na Faculdade de Letras da UFMG.

Sueli Maria Coelho, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos de Minas. Possui mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Atuou como docente no Centro Universitário de Patos de Minas por dez anos. Integrou também o quadro docente do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto, atuando no Departamento de Letras. Atualmente é professora da Universidade Federal de Minas Gerais, exercendo suas funções acadêmicas na Faculdade de Letras. Tem experiência nas áreas de Letras e de Linguística, com ênfase em sintaxe, atuando principalmente nos seguintes temas: gramaticalização, variação e mudança linguística e auxiliaridade.

Referências

ALMEIDA, Napoleão Mendes de (1944). Gramática metódica da língua portuguesa. 46. ed. São Paulo: Saraiva, 2009. 698p.

Autor (2017)

BARBOZA, Jeronymo Soares. Grammatica philosophica da língua portugueza ou principios da grammatica geral aplicado a nossa linguagem. Typographia da Academia Real das Sciencias. Lisboa: 1822. 466p.

BECHARA, Evanildo (1961). Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2009. 671p.

CEGALLA, Domingos Pascoal (1964). Novíssima gramática da língua portuguesa.

FARIA, Ernesto. Gramática superior da língua latina. Rio de Janeiro: Acadêmica, 1958. 530p.

LIMA, Carlos Henrique da Rocha (1957). Gramática normativa da língua portuguesa. 46. ed. Rio de Janeiro: José Olímpio, 2007. 553 p.

LOBATO, Antônio Jose dos Reis. Arte da Grammatica da Lingua Portugueza. Nova edição. Lisboa: Typographia Rollandiana, 1824. 235p.

PEREIRA. Carlos, Eduardo (1907). Gramática Expositiva: curso superior. São Paulo: Companhia Editora Nacional.

PESTANA, Daniel Ferreira. Princípios de Gramática Geral Aplicados à Língua Portuguesa. Nova Gôa: Imprensa Nacional, 1849. 198p.

RAVIZZA, João. Gramática latina. Niterói: Escolas Profissionais, 1940. 560p.

SACCONI, Luiz Roberto. Nossa gramática completa. 30. ed. São Paulo: Nova Geração, 2010a. 592p.

SACCONI, Luiz Roberto. Novíssima gramática ilustrada. 23. ed. São Paulo: Nova Geração, 2010b. 496p.

SELIGMAN, F. (2011, 30 de abril). Indicado ao STJ constou de dois lados de processo: prática é considerada ilegal pelo Código Penal. Folha de São Paulo, Poder. Recuperado a partir de ttp://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po2004201121.htm

SOUZA, Manoel Antônio de. Gramática Portugueza. Coimbra: Real Imprensa da Universidade, 1804, 283p.

Downloads

Publicado

14.12.2017

Edição

Seção

Artigos