Análise comparada dos modelos de microestrutura de três dicionários escolares

Autores

  • Sheila de Carvalho Pereira Gonçalves

Resumo

RESUMO: Microestrutura é aqui concebida como o modo de organização dos dados presentes no verbete. O estudo tem como objetivo comparar e analisar a microestrutura de três dicionários escolares monolíngues de Língua Portuguesa. Para empreender a análise, tomo por base o estudo de Haensch (1982), Medina Guerra (2003), Welker (2004), entre outros. O material de análise é formado pelos seguintes dicionários: Dicionário Escolar da Língua Portuguesa Ilustrado com a turma do Sítio do pica-pau amarelo, Caldas Aulete, editora Nova Fronteira, 2011, Dicionário Ilustrado de Português de Maria Tereza Camargo Biderman, editora Ática, 2012, Dicionário da Língua Portuguesa Ilustrado, editora Saraiva Júnior, 2009. PALAVRAS-CHAVE: Microestrutura; metalexicografia escolar; dicionários escolares.

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Biografia do Autor

Sheila de Carvalho Pereira Gonçalves

Doutora em Análise Linguística pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás. Atua na área de Lexicologia, Lexicografia, Morfologia e Sintaxe. É coordenadora do projeto de pesquisa Dicionário escolar: reflexões e possibilidades e do Dicionário temático infantil de língua Portuguesa.

Referências

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Publicado

01.01.2014

Edição

Seção

Artigos