Coesão e coerência em produções textuais de universitários

Autores

  • Rosemari Lorenz Martins Universidade Feevale
  • Cíntia de Moura Pinto Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v2i53.178

Resumo

RESUMO: Este trabalho discute a coesão e a coerência em textos produzidos por universitários participantes de um curso intitulado “Como começar e como terminar um comentário escrito?”, oferecido gratuitamente pela Universidade Feevale/RS. Os objetivos deste estudo foram investigar se os textos apresentavam problemas de coesão e coerência e averiguar quais os problemas mais recorrentes, tomando como base as metarregras de Charolles (2002). Para tanto, foram analisados oito textos de oito participantes do curso. A análise revelou que os textos produzidos apresentaram inadequações, especialmente, no que diz respeito à Mr1. PALAVRAS-CHAVE: Linguística textual. Metarregras. Textualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemari Lorenz Martins, Universidade Feevale

Doutora em Letras pela PUC-RS, Mestre em Ciências da Comunicação, Especialista em Linguística do Texto e Graduada em Letras-Português/Alemão pela Unisinos/RS. Professora do Curso de Letras, professora e coordenadora do Mestrado Profissional em Letras, colaboradora do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e Assessora de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade Feevale/RS.

Cíntia de Moura Pinto, Universidade Feevale

Mestranda em Letras pela Universidade Feevale/RS, graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Feevale/RS e Técnico de Nível Médio em Tradutor e Intérprete de Língua Inglesa pelo Colégio 25 de Julho/RS. Professora titular de Língua Inglesa na Escola de Educação Básica Feevale - Escola de Aplicação Feevale/RS e pesquisadora do programa de Aperfeiçoamento Científico da Universidade Feevale/RS.

Referências

AUSTIN, J. L. Outras mentes. In: Col. Os Pensadores. 2. ed. São Paulo, SP: Abril Cultural, 1985.

CHAROLLES, Michel. Introdução aos problemas da coerência dos textos (Abordagem teórica e estudo das práticas pedagógicas). In: GALVES, C. (Org.) O texto: leitura e escrita. 3. ed. Campinas, SP: Pontes, 2002. p. 39-90.

FÁVERO, Leonor Lopes; KOCH, Ingedore G. Villaça. Linguística textual: uma introdução. 7. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2005.

FÁVERO, Leonor. Coesão e coerência textuais. 11. ed. São Paulo, SP: Ática, 2006.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A coesão textual. 11. ed. São Paulo, SP: Contexto, 1999.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 4. ed. São Paulo, SP: Contexto, 2000, p. 11-25.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Desvendando os segredos do texto. 2. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2003.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e coerência. 6. ed. São Paulo, SP: Cortez, 1999.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. 16. ed. São Paulo, SP: Contexto, 2004.

VAL, Maria da Graça Costa. Redação e Textualidade. 2. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1999.

Downloads

Publicado

14.12.2017

Edição

Seção

Artigos