O software como ferramenta de ensino: estimulando a leitura de crianças e jovens diagnosticados com dislexia

Autores

  • Jeize de Fátima Batista UFFS/ UniRitter
  • Márcia Cristina Zimmer UNIRITTER

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i52.176

Resumo

RESUMO: Este estudo parte da necessidade de uma reflexão em busca de metodologias que favoreçam a prática pedagógica no que se refere ao trabalho inclusivo de crianças e jovens com dislexia. Vê-se que é imprescindível uma adequação dos contextos escolares às singularidades educativas especiais, de forma a garantir aos alunos um ensino-aprendizagem de qualidade. Dessa forma, após verificar os principais processos desviantes durante a leitura oral em crianças e jovens diagnosticados com dislexia, se buscará produzir e aplicar um software multimídia com jogos educativos, a fim de facilitar e ajudar esses alunos a partir de suas dificuldades a desenvolver uma atitude mais confiante e segura na aprendizagem. PALAVRAS-CHAVE: Distúrbios de leitura. Inclusão escolar. Instrumentalização de auxílio a alunos e professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeize de Fátima Batista, UFFS/ UniRitter

professora de Língua portuguesa e práticas de Ensino da Universidade Federal da Fronteira Sul e doutoranda em letras pela UniRitter.

Márcia Cristina Zimmer, UNIRITTER

Professora do PPGL da UniRitter nos curso de Mestrado e Doutorado.

Referências

ABD - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DISLEXIA. Disponível em: <http://dislexia.org.br/v1/index.php/health-living-c/140-como-interagir-com-o-dislexico-em-sala-de-aula> Acesso em: 11/04/2016.

ALMEIDA, Norma Martins de. Aprendizagem: normal e prejudicada. São Paulo: Santos Editora, 2009.

ALMEIDA, Marina da Silveira Rodrigues. Dislexia. Planeta Educação, 2008. Disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1328> Acesso em: 19/05/2016.

BERSCH Rita. TONOLLI, José. Tecnologia Assistiva. 2006. Disponível em: < http://www. assistiva. com.br/>. Acessoem: 13/04/2016.

CASTRILLON, Luciana Maria Teixeira. Problemas de aprendizagem, soluções de aprendizagem: respostas instrucionais para as necessidades de cada aprendiz. In: ALVES, Luciana; MOUSINHO, Renata; CAPELLINI, Simone. Org(s). Dislexia: novos temas, novas perspectivas. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2013. p. 371-404.

COLLARES, C. A. L.; MOYSÉS, M. A. A. A História não contada dos distúrbios de Aprendizagem. Cadernos CEDES nº28, Campinas: Papirus, 1993, p. 31-48.

CONDEMARIN, Mabel (org). Maturidade Escolar: manual de avaliação e desenvolvimento das funções básicas para a aprendizagem escolar. Enelivros. 1986.

CRUZ, Vitor. Uma abordagem Cognitiva da Leitura. Lisboa: Lidel, 2007.

DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso, 2012.

FONSECA, Vitor da. Introdução às Dificuldades de Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1995.

LEFFA, VilsonJ..Aspectos de leitura.Porto Alegre, Sagra: DC Luzzatto, 1996.

MAGRI FILHO, Hélio. Sou Disléxico... e daí? São Paulo: M. Books do Brasil

MOOJEN, Sônia Maria Palaoro (coord.) et al. CONFIAS: Consciência Fonológica: instrumento de Avaliação Sequencial. São Paulo: Ed. Ver. - Casa do Psicólogo, 2007.

MORGAN, J. M..A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Artigo Publicado em 2009. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/viewFile/121/108> Acesso em: 13/04/2016.

NUNES, Daniella Carla dos Santos. Superando a dislexia: um estudo de caso de uma disléxica no município de porto velho. TCC – ULBRA – Porto Velho, 2012. Disponível em: http://www.ulbra.br/portovelho/wp-content/uploads/2012/07/TCC-II-DANIELLA-CARLA-PDF.pdf> Acesso em 06/07/2015.

OBLER, Loraine K., GJERLOW, Kris. A linguagem e o cérebro. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.

PETROSSI, Eduardo. O que é Dislexia. Revista Superinteressante. Edição 207, dezembro de 2004. Disponível em <http://super.abril.com.br/ciencia/o-que-e-dislexia> Acesso em: 08/04/2016.

SAMPAIO, S. Dificuldades de aprendizagem: a Psicopedagogia na relação sujeito, família e escola.3.ed. Rio de janeiro: Wak Editora, 2011.

SHAYWITZ, Sally. Entendendo a dislexia: um novo e completo programa para todos os níveis de problemas de leitura/ Sally Shaywitz; tradução Vinicius Figueira - Porto Alegre: Artmed, 2006.

SNOWLING, Margaret J. HULME, Charles. A ciência da Leitura. Porto Alegre: Penso, 2013.

Downloads

Publicado

07.06.2017

Edição

Seção

Artigos