A fluência e compreensão leitora em diferentes níveis de escolaridade

Autores

  • Alcione de Jesus Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Vera Pacheco Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i52.172

Resumo

RESUMO: Fluência de leitura é a habilidade e precisão com que o indivíduo decodifica um texto. Leitores em processo de escolarização, por gastarem muito tempo na decodificação, apresentam níveis de velocidade e precisão de leitura inferiores aos níveis de leitores escolarizados. Por essa razão, a compreensão da leitura também é comprometida, uma vez que não sobra espaço e tempo para a realização de operações complexas como análise sintática, integração semântica dos constituintes da frase e integração das frases na organização textual, processos importantes na compreensão da leitura. O nosso objetivo foi investigar em que medida a velocidade, precisão e compreensão de leitura se relacionam com o nível de escolaridade. PALAVRAS-CHAVE: Fluência de leitura; compreensão de leitura; nível de escolaridade.

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Biografia do Autor

Alcione de Jesus Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vera Pacheco, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Linguística pela Unicamp. Professora Plena do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários-DELL, Área de Linguística da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

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07.06.2017

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Artigos