Manchetes de jornais on line: grau de transitividade e emprego do presente do indicativo em referência ao passado recente

Autores

  • Jussara Abraçado
  • Caroline Soares da Silva

Resumo

RESUMO: Neste artigo, analisamos, sob a perspectiva teórica da Linguística Funcional e, mais especificamente, sob o viés da transitividade, nos moldes de Hopper e Thompson (1980), manchetes de jornais online, em que se observe o emprego do presente do indicativo em referência ao passado recente. Com base nos resultados da análise, demonstramos que alguns indicadores de transitividade precisam ser interpretados com cuidado, considerando-se a natureza do corpus analisado. No caso das manchetes de jornais online, percebemos ser mais relevantes ou chamativas aquelas em que não se verificam algumas das características prototípicas de sentenças altamente transitivas. PALAVRAS-CHAVE: transitividade; emprego do presente do indicativo em referência ao passado recente; manchetes de jornais online;

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Abraçado

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e atua, na Universidade Federal Fluminense, como professora associada IV de Linguística, na graduação e Pós-Graduação. Atualmente, exerce as funções de diretora do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, diretora da Editora LETRAS DA UFF e membro do conselho editorial da revista Gragoatá. Dedica-se a estudos na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, Sociolinguística Cognitiva e Linguística Funcional.

Caroline Soares da Silva

Possui graduação em Letras Português / Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, especialização em Leitura e Produção de Textos e em Língua Portuguesa, e mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Desenvolve pesquisas na área da Linguística, com ênfase em Linguística Funcional e Linguística Cognitiva.

Referências

ABRAÇADO, Jussara. Por que transitividade traço a traço? In: ABRAÇADO, Jussara; KENEDY, Eduardo. Transitividade traço a traço. Niterói: Eduff, 2014, p.9-22.

_______. Ordem de palavras: da linguagem infantil ao português coloquial. Niterói: EDUFF, 2003.

ALVES FILHO, Francisco. Gêneros jornalísticos: notícias e cartas de leitor no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2011.

BENVENISTE, E. Da subjetividade da linguagem. In: Problemas de Linguística Geral I. Campinas: Pontes/Editora da Unicamp, 1988.

_______. O aparelho formal da enunciação. In: Problemas de Linguística Geral II. Campinas, SP: Pontes, 1989.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das Mídias. 1. ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2007.

CORÔA, Maria Luiza Monteiro Sales. O tempo nos verbos do português: uma introdução à sua interpretação semântica. São Paulo: Parábola, 2005.

DE LANCEY, Scot. Transitivity in Grammar and Cognition. In: TOMLIN, Russel S. (Ed.), Discourse Relations and Cognitive Units. Amsterdam: John Benjamins, 1987, p. 53-68.

DIXON, Robert. M. W. Ergativity. Language, Baltimore, v. 55, n. 1, p. 59-138, 1979.

FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Editora Ática, 2010.

_______. Elementos de análise do discurso. 14. ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto: 2009.

FURTADO DA CUNHA, Maria Angélica; OLIVEIRA, Mariangela Rios de Oliveira; HOPPER, P.; THOMPSONS. Transitivity in grammar and discourse, Language, v. 56, p. 251-299, 1980.

KENEDY, E; MARTELOTTA, M. E. T. A visão funcionalista da linguagem no século XX. In: Maria Angélica Furtado da Cunha; Mariangela Rios de Oliveira; Mário Eduardo Toscano Martelotta. (Org.). Linguística Funcional: teoria e prática. Rio de Janeiro: DP&A / Faperj, 2003.

LAROCA, Maria Nazaré de Carvalho. Pontualidade. In: ABRAÇADO, Jussara; KENEDY, Eduardo. Transitividade traço a traço. Niterói: Eduff, 2014, p. 73-100.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, Maria A. (Org.) Gêneros Textuais e Ensino. 2 ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

MARTELOTTA, Mário Eduardo. O Presente do Indicativo no Discurso: implicações semânticas e gramaticais. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1986.

McCLEARY, L. E. Transitivity in a Czech folk tale. In: P. HOPPER & S. THOMPSON (ed.), 1982.

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: UNESP, 2000.

_______. A Gramática Funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

SAID ALI, Manoel. Gramática secundária da língua portuguesa. 3. ed. Editora Universidade de Brasília, 1964.

_______. Gramática histórica da língua portuguesa. 3. ed. Editora Universidade de Brasília, 1964.

SILVA, Caroline Soares da. O tempo presente em manchetes online: o uso do presente do indicativo para referência ao passado recente. Dissertação (Mestrado em Letras). Instituto de Letras. Universidade Federal Fluminense, Niterói: 2013.

SANKOFF, Gillian; BROWN, Penelope. The origins of syntax in discourse. In: Language, v.52, n.3, p.631-666, 1976.

SANTOS, Josecleide Elioterio dos; SILVA, Eliuse Sousa. A manchete de jornal e a construção de sentidos: um estudo semântico-enunciativo. In: Anais do VII Congresso Internacional de Abralin, Curitiba, 2011.

SILVEIRA, Elisabeth Santos da. Relevância em Narrativas Orais. Tese (Doutorado em Linguística)-Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, Rio de Janeiro, 1990.

Sites dos jornais e revistas

JORNAL DO BRASIL. Disponível em: . Acesso em: fevereiro-julho de 2012.

JORNAL O GLOBO. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/>. Acesso em: fevereiro-julho de 2012.

JORNAL O DIA. Disponível em: <http://odia.ig.com.br/portal/>.Acesso em: fevereiro-julho de 2012.

JORNAL O EXTRA. Disponível em: <http://extra.globo.com/>. Acesso em: fevereiro-julho de 2012.

Downloads

Publicado

01.01.2014

Edição

Seção

Artigos