A concepção de aula como acontecimento e as práticas de multiletramento: um discurso pedagógico polêmico

Autores

  • Sandra Noeli Rezende de Oliveira Barboza Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Neide Araujo Castilho Teno Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Silvane Aparecida Freitas Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i51.150

Resumo

RESUMO: O objetivo deste artigo é realizar um estudo teórico acerca da concepção de aula como acontecimento e a relação com a Pedagogia dos Multiletramentos, propondo uma reflexão acerca do discurso pedagógico. Dessa relação emerge um discurso polêmico, envolvendo professores e alunos como interlocutores, produtores e coprodutores de seus discursos, dentro e fora das salas de aula. Como metodologia de pesquisa, recorremos à pesquisa explanatória de cunho bibliográfico com teóricos como: Bakhtin (1996), Geraldi (2015), Rojo (2012), Orlandi (1996) e outros. Nessa perspectiva a reflexão sobre a aula torna-se uma possibilidade de discussão das novas práticas pedagógicas, de Língua Portuguesa no Ensino Médio. PALAVRAS-CHAVE: discurso pedagógico polêmico; acontecimento; multiletramentos;

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Biografia do Autor

Sandra Noeli Rezende de Oliveira Barboza, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Acadêmica do mestrado em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Linha de pesquisa: Ensino de Linguagens. Membro do grupo de Estudo e Pesquisa em Narrativas Formativas (GEPENAF). E-mail noelifer70@yahoo.com.br

Neide Araujo Castilho Teno, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professora Doutora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Curso de Letras. Professora da Pós Graduação Mestrados em Letras Acadêmico e Profletras da UEMS, Linhas de pesquisa: Linguagem e Ensino e Texto e Formação Docente . Vice-lider Grupo de Estudo e Pesquisa em Narrativas Formativas (GEPENAF). E-mail cteno@uol.com.br

Silvane Aparecida Freitas, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Letras. Pós Doutorado em Linguística Aplicada Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, na Graduação em Letras e Pós Graduação em Letras e em Educação e no Profletras. silvaneafreitas@hotmail.com

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Publicado

20.12.2016

Edição

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Artigos