Resenha do livro Michel Foucault: entre o passado e o presente, 30 anos de (des)locamentos

Autores

  • Icléia Caires Moreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS /CPTL

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i52.149

Resumo

Publicado no ano de 2015, “Michel Foucault: entre o passado e o presente, 30 anos de (des)locamentos”, obra organizada por Vânia M. Lescano Guerra e Edgar C. Nolasco, ambos professores da Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, apresentam uma coletânea de 11 textos, cujos autores vinculam-se a diversas instituições brasileiras, para celebrar o legado de Michel Foucault enquanto reverberação de um discurso que (re)vitaliza-se e sobrevive ao longo da história das ciências humanas. Conduzida com base em uma postura crítica em que em se pode ver (re)significar a voz do autor-filósofo, a coletânea, prefaciada por Eneida M. de Souza, discute questões que envolvem o ser-saber, ser-poder e o ser-consigo, de modo a deixar emergir o estatuto do sujeito erigido do/no discurso entretecido e entrelaçado a malha sócio-histórica das relações humanas sustentadas pela linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Icléia Caires Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS /CPTL

Graduada em Letras (2007) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Especialista em Docência para educação profissional, científica e tecnológica (2016) pelo (IFMS). Mestranda do Programa de pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), bolsista Capes, pesquisadora integrante do projeto “O processo identitário do indígena de Mato Grosso do Sul: análise documental e midiática da luta pela terra” sob a orientação da Professora Doutora Vânia Maria Lescano Guerra.

Referências

CORACINI, Maria J. A celebração do outro: arquivo, memória e identidade: línguas (materna e estrangeira). Plurilinguísmo e tradução. Campinas: Mercado das Letras, 2007.

OKSALA, Johanna. Como ler Michel Foucault. Trad. Maria Luiza de X. de A. Borges. Rev. Técnica Alfredo Veiga-Neto, Karla Saraiva. Rio de janeiro: Zahar, 2011.

SOUZA, Eneida Maria. Entre a Arte e a Ciência, a invenção. Revista Escritos, Ano 6, nº 6, 2012. p.7-14.

VEIGA-NETO. Alfredo. Foucault e a Educação. 3 ed. Belo horizonte: Autêntica Editora, 2014.

Downloads

Publicado

07.06.2017

Edição

Seção

Resenhas