Expressões idiomáticas: a visão dos professores da educação básica

Autores

  • Fernando Moreno Silva Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Jacarezinho (UENP/CJ).
  • Diego Junior Oliveira de Azevedo Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Jacarezinho (UENP/CJ).

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i51.145

Resumo

RESUMO: Sendo a língua formada por um repertório de unidades em constante crescimento e renovação, as ciências do léxico, em especial a fraseologia, deparam-se com a difícil tarefa de lidar com unidades fraseológicas como as expressões idiomáticas, sobretudo quando inseridas no ensino da língua. Pensando nessa problemática teórica e prática, a proposta desse trabalho é verificar junto a professores da educação básica (i) o que eles entendem por expressões idiomáticas e (ii) se eles as abordam em sala de aula. Para isso, foi aplicado um questionário a 41 professores de língua portuguesa (ensinos fundamental II e médio) de escolas pública e particular nos municípios de Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Cambará e Cornélio Procópio, na região paranaense do Norte Pioneiro. A pesquisa apresentou três constatações: conhecimento insuficiente dos professores em relação à teoria fraseológica; abordagem lexical insuficiente nos documentos curriculares; e resistência dos professores ao novo. Com isso, a pesquisa mostrou que o conhecimento produzido na universidade está distante dos professores que atuam na educação básica. PALAVRAS-CHAVE: Léxico. Expressões Idiomáticas. Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Moreno Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Jacarezinho (UENP/CJ).

Bacharelado em Jornalismo/2001 (UNESP/Bauru), Mestrado/2006, Doutorado/2009 e Pós-Doutorado/2012 em Linguística (UNESP/Araraquara). Atualmente, professor do curso de Letras, do Mestrado Profissional em Letras e Diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPG) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/Campus Jacarezinho). É líder do GruPEL-UENP (Grupo Paranaense de Estudos do Léxico).Áreas de interesse: lexicologia, onomástica, dicionários, fraseologia.

Diego Junior Oliveira de Azevedo, Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Jacarezinho (UENP/CJ).

Graduando em Letras (Português/Espanhol) pelo Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/CJ). Integrante do Grupo Paranaense de Estudos do Léxico (GruPEL/UENP).

Referências

BRASIL. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e as bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.

CUNHA, Aline Luiza da. Expressões idiomáticas: da linguagem publicitária para a sala de aula. Belo Horizonte. 2012. 117 f. Dissertação (mestrado em Estudos Linguísticos), Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

______; FERRAZ, Aderlande Pereira. Expressões idiomáticas na sala de aula de língua materna: o tratamento dessas unidades lexicais no livro didático. In: ALVES, Ieda Maria et al. (orgs.). Os estudos lexicais em diferentes perspectivas. vol. 2.São Paulo: FFLCH/USP, 2010.

MIRANDA, Félix Bugueño; FARIAS, Virginia Sita. Desenho da macroestrutura de um dicionário Escolar de língua portuguesa. In: XATARA, Claudia; BEVILACQUA, Cleci; HUMBLÉ, Philippe. Lexicografia pedagógica: pesquisas e perspectivas. Florianópolis, NUT, 2008, p. 129-167.

PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa / ministério da educação. Brasília: MEC/SEF, 1997.

PARANÁ. Diretrizes Curriculares Estaduais. Curitiba, SEED, 2008.

POTTIER, Bernard; Linguística geral: teoria e descrição. Tradução e adaptação portuguesa de Walmírio Macedo. Rio de Janeiro: Presença; Universidade Santa Úrsula, 1978. 320 p.

RIVA, Huélinton Cassiano. Dicionário onomasiológico de expressões idiomáticas usuais na língua portuguesa do Brasil. 2009, 311 f. Tese (Doutorado em estudos linguísticos), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 2009.

RIVA, Huélinton Cassiano ; CAMACHO, Beatriz Facicani. Expressão idiomática: uma unidade fraseológica. In: BARROS, Lídia Almeida; ISQUERDO, Aparecida Negri. O léxico em foco: múltiplos olhares. São Paulo, Cultura Acadêmica, 2010, p. 195-217.

RESENDE, Priscila de. O tratamento dado às expressões idiomáticas em sala de aula. Anais do SIELP. Uberlândia: Volume 2, Número 1. EDUFU, 2012.

RODRIGUES, Gislaine. Estudo sobre as expressões idiomáticas e o uso de dicionários Especiais da língua portuguesa no ensino fundamental. 2010, 117 p. Dissertação (Mestrado em estudos linguísticos) - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto,.

SABINO, Marilei Amadeu. Expressões idiomáticas, provérbios e expressões idiomáticas proverbiais: iguais, semelhantes ou diferentes? In: BARROS, Lídia Almeida; ISQUERDO, Aparecida Negri. O léxico em foco. São Paulo, Cultura Acadêmica, 2010, p. 331-47.

SUCCI, Thais Marini. Os provérbios relativos aos sete pecados capitais. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto, 2006. 152 f.

XATARA, Claudia Maria. O campo minado das expressões idiomáticas. Alfa, São Paulo, 42 (n. esp.), p. 147-159, 1998.

______. Dicionário de expressões idiomáticas: português do Brasil e de Portugal - francês da França, da Bélgica e do Canadá. 2013. Disponível em: http://www.deipf.ibilce.unesp.br/pt/index.php

Downloads

Publicado

20.12.2016

Edição

Seção

Artigos