Análise semiolinguística do gênero editorial

Autores

  • Ernani Cesar de Freitas Universidade de Passo Fundo
  • Rita de Cássia Dias Verdi Fumagalli Universidade de Passo Fundo (UPF)

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i51.140

Resumo

RESUMO: Este estudo de caráter descritivo-qualitativo reflete sobre o discurso de um texto do jornal Zero Hora (ZH) caracterizado como editorial jornalístico. O marco teórico e metodológico de análise fundamenta-se na perspectiva semiolinguística de Patrick Charaudeau (2009, 2014, 2015), com o objetivo de descrever e analisar os procedimentos linguísticos pelos quais o jornalista imprime suas marcas no enunciado. Constatamos, através das pistas situacionais encontradas no gênero de informação midiática em análise, que as marcas do sujeito comunicante (EUc), a ideologia e a visão de mundo são inerentes ao texto e ao discurso, essas marcas são estratégias utilizadas pelo sujeito enunciador (EUe) que contribuem para persuadir o leitor e convencê-lo da veracidade do que diz. PALAVRAS-CHAVE: Análise Semiolinguística; Gênero Editorial; Discurso Jornalístico; Zero Hora.

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Biografia do Autor

Ernani Cesar de Freitas, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Letras, área de concentração Linguística Aplicada, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É pós-doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/LAEL). Trabalha como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo.

Rita de Cássia Dias Verdi Fumagalli, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Mestre em Letras pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Frederico Westphalen; Doutoranda em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Bolsista Institucional.

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Publicado

20.12.2016

Edição

Seção

Artigos