O manual escolar e o ensino da gramática: algumas considerações e conclusões a partir de um “caso”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2023nEspecial.1398

Palavras-chave:

Língua portuguesa, Ensino, Manual escolar

Resumo

Atualmente, o manual escolar é o recurso educativo mais utilizado por professores e alunos. No contexto educativo português, ele goza de um estatuto privilegiado, consignado nos próprios normativos legais. A centralidade deste recurso educativo verifica-se igualmente no que respeita ao ensino-aprendizagem do Português. Assim, dada a forte presença do manual escolar nos processos de ensino-aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa/Português, é nosso objetivo nuclear verificar, a partir do estudo de um “caso”, se o manual desempenha um papel determinante na (con)formação de conceções, práticas e representações sobre a língua, sobre o processo de ensino-aprendizagem dessa língua, sobre o papel dos diversos intervenientes nesse processo, a validade de determinados conteúdos e/ ou metodologias, etc., uma vez que ele veicula, de forma explícita e/ou implícita, conceções e representações de autores e editores sobre esses aspetos.

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Biografia do Autor

Carlos Assunção, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

É professor catedrático da área de Linguística Portuguesa no departamento de Letras, Artes e Comunicação da Universidade de Trás- os-Montes e Alto Douro, em Chaves. Participa no projeto “Língua e Cultura: Património escrito e património oral (CEL)” e tem interesses nos âmbitos da historiografia linguística portuguesa, da sintaxe e da didática do português, nos quais tem publicado numerosos trabalhos, tais como o Glossário de Didáctica das Línguas ( com J. Belo, 2000), A Arte da Grammatica da Lingua Portugueza de António José dos Reis Lobato(2000) ou A Arte da Grammatica da lingoa mais usada na costa do Brasil, de José de Anchieta, na quadro da gramaticalização de vernáculos europeus (Homenagem ao Professor Doutor Mário Vilela; com M.C. Fonseca, 2005).

Manuela Tender, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

É professora, formadora de docentes, ex-deputada à Assembleia da República Professora e Formadora acreditada pelo CCPFC. É licenciada em línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Franceses pela Universidade do Porto. Pós-graduada em Educação pela Universidade do Minho e mestre em Ensino da Língua e da Literatura Portuguesas pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

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Publicado

27.10.2023