Definição: delimitação de modelo para elaboração de verbetes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i50.126

Resumo

RESUMO: O objeto de estudo é a definição para identificar um modelo de definição que possa ser usado na elaboração de dicionário. Em razão da elaboração de dicionário aos aprendizes de Português do Brasil como Segunda Língua, é notável a relevância de se padronizar as definições dos lexemas que pertencem a uma mesma categoria. A metodologia empregada foi a descrição dos atributos dos objetos da categoria “transporte” por meio do uso da análise componencial. O resultado foi a delimitação da estrutura da definição, cujo modelo é constituído por: +veículo, +tipo de propulsão, ±quantidade de rodas, +meio de deslocamento, +especificidade de uso. PALAVRAS-CHAVE: Dicionário. Definição. Transporte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Machado de Oliveira Vilarinho, Universidade de Brasília

Professora do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da Universidade de Brasília (UnB); pesquisadora do Centro de Estudos Lexiciais e Terminológicos (Centro Lexterm) da UnB. Atua na área de Léxico e Terminologia do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB.

Referências

AZEVEDO, F. F. dos S. Dicionário analógico da língua portuguesa: ideias afins/thesaurus. Rio de Janeiro, 2010.

BRASIL. Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Instituto Código de Trânsito Brasileiro.

FAULSTICH, E Avaliação de dicionários: uma proposta metodológica. Organon: revista da Faculdade da Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 25, n. 50, 2011.

______ . Características conceituais que distinguem o que é de para que serve nas definições de terminologias científica e técnica. In: ENCONTRO INTERMEDIÁRIO DO GRUPO DE TRABALHO DE LEXICOLOGIA, LEXICOGRAFIA E TERMINOLOGIA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM LETRAS E LINGUÍSTICA (ANPOLL), 9., 2013a. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/gtlexNovo/ >. Acesso em: 2 set. 2013a.

______ . Proposta metodológica para elaboração de léxicos, dicionários e glossários. Brasília: [s.n.], 2001. Disponível em: < http://canaluniversitario.desenvolvimento.gov.br/monografias/doc/met_can_uni.zip> Acesso em: 1 jun. 2012.

MAIA-PIRES, Flávia de X. BRASÍLIA EM TERMOS - um estudo lexical do Plano Piloto. 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística) – Universidade de Brasília.

HOUAISS, A. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Versão 3.0. São Paulo: Objetiva, 2009.

ILARI, R. Introdução ao estudo do léxico: brincando com as palavras. São Paulo: Contexto, 2002.

POTTIER, B. A definição Semântica no dicionário. In: LOBATO, L. A Semântica na Linguística Moderna: o léxico. Rio de Janeiro, 1977.

______ . Linguística geral: teoria e descrição. Tradução de Walmírio Macedo. Rio de Janeiro: Presença, Universidade Santa Úrsula, 1978.

X. Proposta de dicionário informatizado analógico de língua portuguesa. Tese (doutorado) – Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2013.

Downloads

Publicado

15.07.2016

Edição

Seção

Artigos