Reflexões sobre crítica textual e o estudo do passado em forma de textos literários

Autores

  • Ceila Maria Ferreira Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i50.123

Resumo

Resumo: Reflexões sobre a importância da Crítica Textual para o estudo da gênese, transmissão e recepção de textos, estudo esse que é eivado de historicidade e também fundamental para estudarmos a literatura e sua história. A Crítica Textual/Filologia é de suma importância para a preservação e a divulgação do patrimônio cultural em forma de textos escritos. Palavras-chave: Crítica Textual, Patrimônio Cultural, Transmissão Textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ceila Maria Ferreira, Universidade Federal Fluminense

Professora de Crítica Textual do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora Geral do Laboratório de Ecdótica da UFF (LABEC-UFF). Membro da Academia Brasileira de Filologia. Escritora premiada com o romance: A Mulher do Dia.

Referências

BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

CASTRO, Ivo. O Retorno à Filologia. In:http://www.clul.ul.pt/files/ivo_castro/1995_Retorno__Filologia.pdf. Acesso em 09/03/2016.

LOSADA SOLER, Elena (ed.). A Ilustre Casa de Ramires. Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1999.

MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Papéis Avulsos. Rio de Janeiro: Lombaerts. 1882.

MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Memórias Póstumas de Brás Cubas.Edições Críticas das Obras de Machado de Assis. Texto Estabelecido pela Comissão Machado de Assis. 2 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira/Brasília:INL, 1977.

QUEIROZ, José Maria d´Eça de. Introdução. In: QUEIROZ, Eça de. O Egypto. Notas de viagem. Porto, Lelo & Irmão, 1926, p. VII.

REIS, Carlos; MILHEIRO, Maria do Rosário. A Construção da Narrativa Queirosiana. O Espólio de Eça de Queirós. Imprensa Nacional-Casa da Moeda,1989.

REIS, Carlos. As Conferências do Casino. Lisboa: Alfa, 1990.

REIS, Carlos; CUNHA, Maria do Rosário. O Crime do Padre Amaro. Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2000.

STACH, Reiner. Entrevista à Graça Magalhães-Ruether. O Processo de Kafka. In: Caderno Prosa & Verso, O Globo, 27/02/2010. Rio de Janeiro, p. 2.

Downloads

Publicado

15.07.2016

Edição

Seção

Artigos