Aprender a falar PLE pelo métido da pronúncia figurada: o caso das vogais orais em obras de pedagogos do século XIX publicadas na França

Autores

  • Helena Rebelo Universidade da Madeira
  • Thierry Proença dos Santos Universidade da Madeira

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i50.122

Resumo

RESUMO: Ensinar a falar uma língua viva a estrangeiros não é tarefa fácil e fazê-lo pela escrita torna-se ainda mais complexo. Isso comprova-se na transição do século XIX para o XX, no processo de ensino/aprendizagem da pronúncia do Português como Língua Estrangeira (PLE) para francófonos. Naquela época, em França, ao ensinar a falar PLE através do método da “pronúncia figurada”, privilegiavam a escrita. Este recurso foi seguido pelos gramáticos-pedagogos G. Hamonière, Paulino de Souza e Luís Simões da Fonseca. Damos uma visão geral das suas propostas, comparando-as quanto ao vocalismo oral, a fim de saber que pronúncia ensinavam. PALAVRAS-CHAVE: PLE, França, gramáticas oitocentistas, pronúncia figurada, vocalismo tónico

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Biografia do Autor

Helena Rebelo, Universidade da Madeira

Faculdade de Artes e Humanidades Linguística Portuguesa

Thierry Proença dos Santos, Universidade da Madeira

Faculdade de Artes e Humanidades Linguística

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Publicado

15.07.2016

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Artigos