Contribuições de Saussure: precursores, paralelos, sucessores e desdobramentos

Autores

  • Marcelo Moraes Caetano Universidade do Estado do Rio de Janeiro Université Libre de Bruxelles Academia Brasileira de Filologia PEN Clube Rio-Londres Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i50.121

Resumo

RESUMO: Em relação às ideias e aos métodos de Saussure, apresentam-se, há muito, concordâncias e discordâncias. No entanto, em ambos os casos, houve desdobramentos de seus postulados. Ao propugnar pela ênfase sobre a unidade da língua, e não sobre sua heterogeneidade, Saussure sublinhou o método estruturalista, até hoje necessário para a elaboração e compreensão de uma gramática normativa. Os teóricos que o sucederam, com suas discussões prolíficas, também levaram adiante questões como o funcionalismo e o formalismo, e empreenderam não somente sólidas contribuições sobre o que caracteriza, efetivamente, a descrição linguística de um idioma (formalismo), mas, também, traçaram parâmetros sobre como essa descrição se relaciona com os seus usuários (funcionalismo). PALAVRAS-CHAVE: Estruturalismo; Langue; Formalismo; Funcionalismo; Descrição

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Moraes Caetano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Université Libre de Bruxelles Academia Brasileira de Filologia PEN Clube Rio-Londres Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto de Língua Portuguesa e Filologia Românica da Graduação e Pós-Graduação stricto sensu do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Professor convidado da Université Libre de Bruxelles, Bélgica, membro da cadeira 38 da Academia Brasileira de Filologia, membro do PEN Club Internacional Rio-Londres, membro correspondente da Academía de Letras y Artes de Chile e da Académie des Arts, Sciences et Lettres de Paris, perito em Língua Portuguesa do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, colunista semanal de artigos sobre língua portuguesa, filologia e linguística do jornal Diário do Rio de Janeiro.

Referências

AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2010.

AUROUX, Sylvain. A revolução tecnológica da gramatização. Campinas, Editora da UNICAMP, s/d.

BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral. Volume II. São Paulo: Pontes, 2006.

CAVALIERE, Ricardo. “Em torno do metatermo Gramática na tradição gramatical brasileira.” Revista da Academia Brasileira de Filologia. Rio de Janeiro: ABRAFIL, n. XVI, 2015, p. 95-100.

COSERIU, Eugenio. Sincronia, diacronia e história. O problema da mudança linguística. Tradução de Carlos Alberto da Fonseca e Mário Ferreira. Rio de Janeiro: Presença, Editora da Universidade de São Paulo, 1979.

CUENCA, Maria Josep & HILFERTY, Joseph. Introducción a la lingüística cognitiva. Barcelona: Ariel, 1999.

DELEUZE, Gilles. L´Île deserte et autres textes: textes et entretiens 1953-1974. Paris: Minuit, 2002.

GENOUVRIER, E. & PEYTARD, J. Linguística e ensino do português. Coimbra: Livraria Almedina, 1974.

GUIRAUD, Pierre. A semântica. São Paulo, Difusão europeia do livro, 1972.

KENEDY, Eduardo. “Gerativismo.” In.: MARTELOTTA. M.E.T. (Org.) Manual de linguística. São Paulo: Contexto, 2008, p. 79-101.

LYONS, John. As ideias de Chomsky. Trad. de Octanny Silveira da Mota e Leonidas Hegenberg, São Paulo: Editora Cultrix, 1970.

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves. A apropriação da realidade sob a ótica da Língua Portuguesa. In.: HENRIQUES, C. C. e PEREIRA, M. T. G. Língua e Transdisciplinaridade: rumos, conexões, sentidos. São Paulo: Contexto, 2002, p.256-267.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 1984.

Downloads

Publicado

15.07.2016

Edição

Seção

Artigos