O português do Brasil em gramáticas brasileiras do século xix

Autores

  • Olga Ferreira Coelho
  • Stela Maris Detregiacchi Gabriel Danna
  • Bruna Soares Polachini

Resumo

RESUMO: Analisamos um conjunto de dez textos gramaticais que contribuíram para a formação de uma ‘escola’ brasileira de descrição do Português ao longo do século XIX, com o objetivo de identificar como essa gramaticografia emergente lidou com o Português do Brasil. A análise permitiu observar a que fontes foram atribuídas as especificidades brasileiras; quais foram as formas linguísticas preferencialmente analisadas e que pressupostos e técnicas animaram o tratamento das peculiaridades locais. Esboçamos, a partir dos dados obtidos, um perfil do pensamento gramatical brasileiro naquele período de formação e apontamos alguns de seus traços de maior durabilidade histórica, quando pensamos na gramática ou, de uma forma mais ampla, nos estudos acerca do Português do Brasil desenvolvidos no país. PALAVRAS-CHAVE: Historiografia Linguística, gramática, português do Brasil, século XIX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olga Ferreira Coelho

Professora do Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo, onde coordena, com a Prof.ª Cristina Altman, o Centro de Documentação em Historiografia Linguística. Além de atuar na área de investigação desde 1998, foi editora da Revista do GEL (2008-2012), coordenou o GT Historiografia da Linguística Brasileira da ANPoLL (2008-2012), participou da Diretoria do GEL (2012-2013) e atuou como coordenadora do Programa de Pós-graduação em Linguística da USP (2012-2014).

Stela Maris Detregiacchi Gabriel Danna

Formada em Letras (Português e Espanhol) e mestra em Linguística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Atualmente, é pesquisadora do Centro de Documentação em Historiografia Linguística da mesma universidade e professora de língua espanhola e portuguesa no Colégio Passionista São Paulo da Cruz.

Bruna Soares Polachini

Doutoranda no Programa de Semiótica e Linguística Geral do Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo. Obteve o título de mestre, em 2013, pelo mesmo programa, e o título de bacharel em Letras (Português e Linguística), em 2010, pela mesma universidade. É também pesquisadora do Centro de Documentação em Historiografia Linguística da Universidade de São Paulo.

Referências

ALMEIDA NOGUEIRA, Batista Caetano de. Rascunhos sobre a grammatica da lingua portugueza. Rio de Janeiro: Typ. de Antonio dos Santos, 1881.

AUROUX, S. A revolução tecnológica da gramatização. Campinas: Editora da Unicamp, 2009[1992].

BACELAR, Bernardo de Lima e Melo. Grammatica philosophica e orthographia racional da lingua portugueza, para se pronunciarem e escreverem com acerto os vocabulos d’este idioma. Lisboa: S.T. Ferreira, 1783.

BARROS, João de. Grammatica da lingua portugueza. Lisboa: Olyssiponne. Apud Ludouicum Totorigiu Typographum, 1540.

BOSCOLI, José Ventura. Grammatica portugueza. (corrigida e aumetada).[s.l.], 1899.

BRAGA, Theóphilo. Gramática portugueza elementar. Porto: Typographia de Antonio José da Silva, 1876.

CALDAS AULETE, Francisco Julio. Grammatica nacional. Lisboa: Imprensa Nacional, 1864.

CARNEIRO RIBEIRO, Ernesto. Gramática portugueza philosophica. Bahia: Catilina, 1877.

CARNEIRO RIBEIRO, Ernesto. Serões Gramaticais. Bahia: Livraria Catilina. 1890.

COELHO, Francisco Adolfo. Noções elementares de grammatica portugueza. Porto: Lemos, 1891.

COELHO, Olga F. A anguzada lexicográfica luso-bundo-americana: língua e identidade nacional na segunda metade do século XIX. 2003. 215f. Tese (Doutorado em Linguística) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

COELHO, Olga F. Os nomes da língua: configuração e desdobramento do debate sobre a língua brasileira no século XIX. In: Revista do IEB. nº 47 – setembro de 2008, p. 140-160.

COELHO, Olga (coord.). Documenta grammaticae et historiae:(Português): a formação de uma tradição gramatical brasileira. São Paulo, CEDOCH-DL-USP, 2010.

COELHO, Olga. O Português do Brasil em Macedo Soares (1938-1905). Límite. Revista de estudios portugueses y de lusofonía, v. 6, 2012 p. 199-215.

CONSTÂNCIO, Francisco Solano. Grammatica analytica da língua portugueza, offerecida a mocidade estudiosa de Portugal e do Brasil. Paris: Officina Typographica de Casimiro, 1831.

CORUJA, Antonio Alvares Pereira. Compendio da grammatica da lingua nacional dedicado á mocidade rio-grandense. Porto Alegre: Typographia de V. F. de Andrade, 1835.

CORUJA, Antonio A. P. Collecção de Vocabulos e Frases usados na Provincia de S. Pedro do Rio Grande do Sul. In: Revista do IHGB, 1852, Tomo XV, p. 205-238.

CORUJA, Antonio Alvares Pereira. Compendio da grammatica da lingua nacional dedicado á mocidade rio-grandense. Nova Edição Ampliada e Mais Correcta. Rio de Janeiro: Esperança, 1873.

COUTO E MELO, João Crisóstomo do. Grammatica Philosophica da linguagem portugueza. Lisboa: Impressão Régia, 1818.

CYRINO, Sonia M.L. Observações sobre a mudança diacrônica no português do Brasil: objeto nulo e clíticos. In: ROBERTS, I. & KATO, M. A. (orgs.). Português Brasileiro - uma viagem diacrônica, Campinas: Editora da UNICAMP, 1993. p. 163-184.

DANNA, Stela M. D. G. Metalinguagem e ‘escolha de retórica’ em Bello (1853[1847]) e Said Ali (1919[1908]): faces dos estudos gramaticais na América do Sul. 2014. 218f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

DUARTE, Antonio da Costa. Compendio de Grammatica philosophica da lingua portugueza, escolhido pela congregação do Lyceu do Maranhão para uso do mesmo Lyceu e das aulas de primeiras letras da província. Maranhão: Typographia de J-C marques da Cunha Torres, 1829.

FREIRE, Francisco José (Cândido Lusitano). Reflexões sobre a lingua portugueza. Typ. Soc. Propagadora dos Conhecimentos Úteis, 1842.

FREIRE DA SILVA, Augusto. Grammatica portugueza. São Paulo; Maranhão: Typ. do Frias, 1875.

GALVES, Charlotte. O enfraquecimento da concordância no português brasileiro. In: ROBERTS, I. & KATO, M. A. (orgs.) Português Brasileiro - uma viagem diacrônica, Campinas: Editora da UNICAMP, 1993, p. 185-206.

GOMES, Alfredo. Grammatica Portugueza. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1887.

GRIVET, Charles Adrien Olivier. Nova grammatica analytica da lingua portugueza. Rio de Janeiro: Leuzinger, 1881 [1876].

GURGEL, Silvana. O período dos estudos lingüísticos brasileiros dito científico na questão da colocação pronominal (1880-1920). 2008. 139f, mais anexos. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

LAGE, José Gonçalves. Novíssima grammatica portugueza. Coimbra: Manoel de Almeida Cabral, 1882.

LOBATO, Antonio José dos Reis. Arte da grammatica da língua portugueza. Lisboa: Typographia rollandiana, 1770.

MACIEL, Maximino. Grammatica analytica. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1887.

MACIEL, Maximino. Grammatica descriptiva. Rio de Janeiro: Typ. De Pazo & C., 1894.

MACIEL, Maximino de Araújo. Grammatica Descriptiva baseada nas doutrinas modernas. 3a edição augmentada com muitas notas e resumos synopticos. Rio de Janeiro e Paris: H. Garnier Livreiro-Editor, 1902[1894].

MAIA, Zillah do Paço Mattoso. Grammatica da lingua portugueza. Rio de Janeiro, 1899.

MORAIS SILVA, Antonio de. Epítome da Grammatica Portugueza. Lisboa: Simão Thaddeo Ferreira, 1806.

MORAIS SILVA, Antonio de. Grammatica portuguesa. Rio de Janeiro: Typographia de Silva Porto, e Comp., 1824.

MURRAY, S. O. Theory groups and the study of language in North America: a social history. Amsterdam: John Benjamins, 1994.

NUNES, Jairo M. O Famigerado se: uma análise sincrônica e diacrônica das construções com se apassivador e indeterminador. 1990. 176f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

OLIVEIRA, Fernão d´. Grammatica da Lingoagem Portugueza. Lisboa: Casa de Germão Galharde, 1536.

OLIVEIRA, Bento José de. Nova grammatica portugueza. Compilada de nossos melhores auctores e coordenada para uso nas escholas. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1862.

PACHECO DA SILVA JÚNIOR, Manuel e LAMEIRA DE ANDRADE. Grammatica da Lingua Portugueza para uso dos gymnasios, lyceus e escolas normaes. Rio de Janeiro: J. G. De Azevedo, 1887.

PINTO, Edith Pimentel. O Português do Brasil: textos críticos e teóricos, 1 – 1820/1920, fontes para teoria e a história. São Paulo: Edusp, 1978.

POLACHINI, Bruna. S. O tratamento da sintaxe em gramáticas brasileiras no século XIX: estudo historiográfico. 2013. 219f. Dissertação (Mestrado em Linguística). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

RIBEIRO, Júlio César. 1881. Grammatica Portugueza. São Paulo: Typographia de Jorge Secler. Roboredo, Amaro de. 1619. Método gramatical para todas as línguas. Lisboa: Pedro Craesbeeck, 1881.

RIBEIRO, Julio. A Procellaria: 17 de Abril de 1887. In: Cartas Sertanejas; Procellarias (Edição Fac-símile). São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: FUNDAP., 2007, p. 85-94.

RIBEIRO, João. Grammatica Portugueza. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1887.

RIBEIRO, João. Grammatica portugueza: 3º anno. 3ª edição. Rio de Janeiro: Livraria Clássica de Alves& C.,1889[1887].

RODRIGUES, J. Barbosa. 1890. Poranduba amazonense ou Kochiyma-Uara Porandub (1ª edição). Rio de Janeiro: pela tipografia de G. Leuzinger & filhos, 1890.

SAID ALI, Manuel. Difficuldades da Língua Portugueza. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1919[1908; 2ª edição - revista pelo autor].

SOARES BARBOSA, Jerónimo. Grammatica Philosophica da Língua Portugueza ou Princípios da Grammatica Geral Applicados á Nossa Linguagem. Lisboa: Typ. Da Acad. Real das Sciencias. S. L., 1822.

SOTERO DOS REIS, Francisco. Curso de Litteratura Brasileira – Tomo Primeiro. Maranhão, 1866.

SOTERO DOS REIS, Francisco. Grammatica portugueza accommodada aos principios geraes da palavra, seguidos de immediata applicação pratica. Maranhão: Typ. de R. de Almeida, 1866.

SOTERO DOS REIS, Francisco Sotero dos. Grammatica portugueza. Maranhão: Typ. de R. de Almeida, 1871.

SWIGGERS, Pierre. La historiografía de la gramática: técnica, modelización, estrategias, y condicionamiento. Actas Congreso de la Sociedade Espanhola de Historiografía Linguística. Córdoba, 2013 [Manuscrito inédito, cedido aos pesquisadores do CEDOCH], 2014, 10p.

TARALLO, Fernando. Relativization Strategies in Brazilian Portuguese. Philadelphia University of Pennsylvania. (Doctoral dissertation), 1983.

VIDAL NETO, José Bento Cardoso. A Grammatica Portugueza, de Júlio Ribeiro: um corte epistemológico na gramaticografia de língua portuguesa no Brasil. 2010. 141f. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Downloads

Publicado

01.01.2014

Edição

Seção

Artigos